O Chinês e o Ladrão
Eu li, não sei onde, a história de um velho chinês.
No dia de seu aniversário, convidou seus parentes e amigos para uma festa.
Terminada a festa, como vivia sozinho, começou a arrumar a sala.
Quando estava guardando a comida e a bebida, viu uma sombra de uma cabeça refletida no soalho. Olhou para cima e viu um homem escondido entre as vigas do telhado. Sem perder a calma, falou:
- Mil perdões por tirar a mesa enquanto um convidado ainda está na sala. Desça e sirva-se, por favor.
O homem desceu e comeu o quanto quis, servido pelo chinês com toda a delicadeza.
Confuso com tanta amabilidade, o ladrão falou em se retirar. O velho chinês o interrompeu:
- Não tenha pressa. Antes de ir embora, o amigo vai me dar a honra de aceitar um presente. Toma e abra.
E deu-lhe um de seus presentes, uma caixa embrulhada em papel de seda.
Com as mãos tremendo, o homem desembrulhou e viu uma linda túnica azul, bordada com fios dourados.
Foi o suficiente para comover o gatuno. Arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
D’Olim Morate
Copie no caderno as palavras grifadas no texto e classifique os encontros vocálicos existente em cada umas das palavras
Você entendeu o texto?
1 – Responda, no caderno,com resposta completas.
a) Quais as personagens do texto?
b) A história acontece no dia do aniversário de quem?
c) O que o chinês fez no dia do seu aniversário?
d) Quem ele convidou para a festa?
2 – Complete as frases de acordo com o texto.
a) Terminada a festa, como vivia sozinho, ___________________________
_________________________________________________________ .
a) Quando estava guardando a comida e a bebida, ___________________
___________________________________________________________
3 – Marque a frase que está de acordo com o texto:
[ ] O chinês perdeu a calma.
[ ] O chinês não perdeu a calma.
4 – Escreva:
a) a frase em que o chinês se desculpa; ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) o convite que o chinês fez ao ladrão. ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
5 –Numere de acordo com a ordem em que os fatos aparecem no texto:
[ ] O gatuno, arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
[ ] O chinês o interrompeu.
[ ] O homem desceu e comeu o quanto quis.
[ ] O chinês presenteou o ladrão com uma linda túnica azul.
[ ] O ladrão falou em se retirar.
6 –Dê sua opinião por escrito.
a) Qual o ensinamento transmitido no texto?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) O que você achou da atitude do chinês?
_____________________________________________________________________________________________________________________
7- Separe em sílabas as palavras e classifique-as conforme o quadro.
Palavra separação quanto ao número quanto a sílaba
de sílabas tônica
chinês
amigos
papel
aniversário
parentes
festa
comida
bebida
homem
delicadeza.
ladrão
túnica
céu
7– Faça o que se pede:
a) dê o feminino de chinês à___________________________
b) dê o plural do substantivo ladrão à____________________
c) dê o singular da palavra perdões à____________________
d) copie uma frase que tenha adjetivo e destaque-o à
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
e) passe a frase para o plural: “ O homem desceu e comeu o quanto quis.”
___________________________________________________________
___________________________________________________________
f) retire os verbos que estão na forma infinitiva e indique a conjugação a que pertence.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
g) copie do texto cinco substantivos comuns:
___________________________________________________________
__________________________________________________________
Paula Camargo - Professores Solidários
0 comentários:
Postar um comentário