Como prometido segue meu planejamento para a primeira semana de aula. Depois irei postando as atividades usadas .
PREFEITURA MUNICIPAL DE
SALVADOR – PMS
Secretaria Municipal da
Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECULT
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP
PLANO
QUINZENAL Nº 01
ESCOLA: NOVO HORIZOENTE
|
CRE:
|
SEGMENTO: ENSINO
FUNDAMENTAL I
|
ANO DE ESCOLARIZAÇÃO:
1º
|
TURNO: MAT/VESP
|
TURMA: A, B, C, D
|
PROFESSOR(AS): ANA CRISTINA LAGO E MÔNICA VELAME
|
BIMESTRE: I
|
DIAS: 23/02 A 09/03.2012
|
OBJETIVOS GERAIS DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO POR QUINZENA (O
QUE DEVEM OS EDUCANDOS APRENDER?):
Avaliar
os conhecimentos prévios dos alunos em Leitura; Escrita; Oralidade;
Construção de rotina; Conhecimento de tempo (dia, mês, ano); Sequencia
numérica.
|
DIA
|
ÁREA DO CONHECIMENTO
EIXO(S)
|
CONTEÚDO(S)
|
SITUAÇÃO DIDÁTICA
|
RECURSO(S)
|
Quinta-feira
23.02.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e social
Crachá:
Diagnóstico de
Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade
Artes: Máscara
Doces e balões
|
Construção de rotina;
Socialização
Identificação dos nomes
Leitura e oralidade
Coordenação motora, percepção visual,
criatividade
|
Acolhida das crianças no primeiro dia de aula
Horário do banheiro
Hora do brinquedo: “livre”
Cada aluno deverá encontrar o seu crachá dentro
da caixinha dos nomes.
Rodinha: Apresentar aos alunos o poema ”O Macaquinho Carnavalesco”.
·
Realizar a pseudo leitura com os alunos.
·
Pedir que busquem no cartaz as palavras JUJUBA,
CARNAVAL, PALHAÇO.
·
Questionar: número de palavras destacadas,
quantidade de letras de cada uma, qual a letra inicial e final de cada
palavra.
·
Conversa Informal sobre o carnaval: O que é? Quem
já participou? O que tem na festa? Quais cantores e cantoras? Blocos
carnavalescos? etc
·
Solicitar que desenhem em papel sulfite uma festa
de carnaval.
·
Convidar os alunos a participar de um baile de
carnaval que será realizado na sexta-feira.
·
Distribuir o molde da máscara de carnaval em
cartolina e solicitar que os alunos a recortem e decorem como preferirem. As
máscaras ficaram expostas na sala para apreciação das crianças e serão usadas
na hora do “grito de carnaval”.
|
Crachás
Cartaz
com poema
Piloto
permanente
Lápis de
cera
Fita
adesiva
CD
Aparelho de som
Máscaras
em cartolina.
|
Sexta-feira
24.02.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e social
Crachá/Rodinha
Diagnóstico de
Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade
Atividade manual: massinha
Lanche/recreio
Baile de Carnaval
no Pátio.
|
Construção de rotina;
Socialização
Identificação dos nomes
Leitura e oralidade
Coordenação motora
|
Acolhida
Horário do banheiro
Hora do brinquedo: “livre”
Na rodinha: Brincando com a bola perguntadeira
(meu nome/o nome do meu coleguinha), quando a bola parar direi meu nome, cada
vez que suspender a música diremos o nome de todos os colegas,
Identificação dos nomes na caixinha
Criação livre com a massinha.
|
Bola
Aparelho
de som
Cd
Crachás
|
Segunda-feira
27.02.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e social
Crachá
Artes: Desenho livre
Dinâmica
Interdisciplinar/Avaliação diagnóstica
Lanche/Recreação
Lembrancinhas:
doces e balões.
|
Construção de rotina;
Conhecendo a turma
Criatividade/ Grafia do Nome
Noção de espaço, reconhecimento de letras, noção
de tamanho.
|
Acolhida
Conversar com as crianças sobre a rotina da
escola (oração e fila); combinar os momentos de ir ao banheiro e beber água.
Realizar dinâmica da bola para fazer a
apresentação da turma/ Entrega solene dos crachás (observar se identificam os
nomes)
Oferecer papel ofício para que a criança faça um
desenho livre e escreverem seus nomes (como souberem). Afixar no Mural ”Eu
sou o artista”
Entregar uma folha de sulfite e pedir para que as
crianças desenhem o contorno da mão,( mostrar na lousa como devem proceder).
Após o desenho de todos, pedir para que façam um
"X" no dedo maior e um anel no dedo menor. Na palma da mão a
criança grafará a inicial de seu nome.
Nesta atividade podemos observar se a criança tem
noção de espaço, conhece as letras, tem noção de tamanho, etc. Recolher para
análise.
|
Piloto
para quadro branco
Crachás
Bola
Papel
sulfite branco
Lápis de
cor ou cera
Lápis
grafite e borracha
Apontador
Balões
Doces
CD e
Aparelho de Som
Brinquedos
Fita
Adesiva
|
História
do Macaquinho Jujuba
Papel
metro branco
Crachás
Piloto de
cartaz
Atividade
xerografada (lista de palavras)
Macaco articulado em cartolina ou duplex.
Cola
Tesoura
Lápis
cera
Cordão
Jujubas
Cartõezinhos.
Aparelho
de som
CD
Brinquedos
|
||||
Terça-Feira 28.02.2012
|
Aula de Inglês:
Maria Cláudia
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Crachá
Diagnóstico de
Língua Portuguesa/Escrita
Lanche/Recreação
Artes: Macaquinho
articulado
|
Construção de rotina;
Identificação dos nomes
Leitura e oralidade
Lista de materiais escolares
Coordenação motora, percepção visual,
criatividade
|
Acolhida
Identificar o seu
crachá pendurado no quadro. Identificar nº de letras e letra inicial do seu
nome.
Rodinha: Apresentar a história do Macaquinho Jujuba. (Em anexo)
·
Solicitar que os alunos façam o reconto oral, questionar
aos alunos:
O que o Macaquinho Jujuba gostava de fazer?
E o que ele não gostava?
O que a Mamãe Macaca resolveu fazer na escola de Jujuba?
O Macaquinho Jujuba foi à festa na escola? Por quê?
Em sua opinião, porque o Macaquinho Jujuba não gostava de ir à escola?
E vocês gostam de vir à escola? Por quê?
Porque o Macaquinho Jujuba mudou de ideia e passou a gostar da escola?
·
A Mamãe Macaca organizava os materiais escolares
do Macaquinho Jujuba. Vamos ajuda-la listando tudo que ela vai precisar?-
elaborar com as crianças a lista de materiais escolares do Macaquinho Jujuba
oralmente, pedir que registrem as suas escritas espontaneamente (deverá
mostrar o material concreto). Recolher para análise do nível de escrita de
cada criança.
·
Construção da lista de materiais da turma em
cartaz, discutindo com as crianças a necessidade de cada um ter seu material,
a responsabilidade em cuidar e guarda-los.
·
Construção do Macaquinho articulado ( colar no
final da aula cartãozinho com jujuba)Os alunos levarão o trabalhinho como
lembrança da atividade.
|
|
Quarta-Feira 29.02.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Avaliação do PDE
Lanche/Recreação
Diagnóstico de
Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade/Escrita
|
Construção de rotina;
Língua Portuguesa
Leitura e oralidade
|
Acolhida
Realização da avaliação do PDE para diagnóstico
das competências e habilidades dos alunos.
Conto Africano: A transformação da Conquén
Leitura,
reconto e interpretação oral.
Reescrita coletiva.
Apresentando as palavras mágicas. Construção do
mural das palavras mágicas.
|
‘’
Papel
crepom
Cola
História da
conquém
|
Quinta-Feira 01.03.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Avaliação do PDE
Lanche/ Recreação
Língua Portuguesa
Artes:
|
Construção de rotina;
Matemática
Leitura e oralidade
Criatividade
|
Acolhida
Realização da
avaliação do PDE para diagnóstico inicila dos conhecimentos matemáticos dos
alunos.
Rodinha: Apresentar aos alunos da parlenda Macaca Sofia (irmãzinha do Macaco
Jujuba).
·
Realizar a pseudo leitura com os alunos.
·
Pedir que busquem no cartaz as palavras MACACA,
SOFIA , DIA, PANELA. FOGO
·
Questionar: número de palavras destacadas,
quantidade de letras de cada uma, qual a letra inicial e final de cada
palavra.
·
Identificação da vogal A, distinção entre vogais
e consoantes. Identificação das cores vermelha e azul.
·
Atividades xerografadas.
·
Apresentação do alfabeto em letra bastão.
Decoração do caderno.
|
Caixa com
crachás
Cola
Tesoura
Hidrocor
Lástex
Lápis de
cera
Parlenda
em papel metro
Cartaz
com poema em papel metro
Pilotos
para cartaz em cores diversas
Piloto
para quadro branco
Papel
sulfite branco
Cadernos
|
Sexta-Feira 02.03.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Calendário:
Diagnóstico de
Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade
Lanche/ Recreação
DVD
|
Construção de rotina;
Noção de tempo
Leitura e oralidade
A galinha pintadinha
|
Acolhida
Apresentação do calendário do mês de março
Questionamentos: Em que dia da semana começou o mês
Quantos dias tem o mês de março.
Quantos dias teremos aula.
Quantos sábados e domingos
Datas comemorativas.
Rodinha: Contando uma linda história: Marcelo, marmelo, martelo.
Exploração oral da história, apresentação dos
nomes dos alunos em letra bastão na folha de sulfite para que cada um
identifique o seu próprio nome. Explorar as iniciais de cada nome e
quantidade de letras. Oferecer tinta para que cada um contorne o seu prenome
com o dedo. Exposição dos trabalhos no varal.
|
|
Segunda-Feira 05.03.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Calendário:
Chamada
Construção do contrato de convivência
(combinados)
Atividade manual: massinha
Lanche/ Recreação
Língua Portuguesa:
Artes:
|
Construção de rotina;
Noção de tempo
Frequência
Regras de convivência no espaço escolar.
Coordenação motora
Consciência fonológica: som inicial e final;
Quantidade de letras
Palavra maior/menor/iguais
Desenho
|
Acolhida
Marcar o calendário na parede.
Contagem oral e registro
Retomada dos combinados feitos pelo grupo nas
aulas anteriores.
Pintura individual e construção do mural dos
combinados.
Criação livre com a massinha.
Lista no quadro dos brinquedos preferidos dos
alunos (em duas colunas: masculino e feminino)
Representação gráfica do desenho preferido.
Exposição dos desenhos no varal.
|
‘
|
Terça-Feira 06.03.2012
|
Aula de Inglês:
Maria Cláudia
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Calendário:
Chamada
Ciências naturais
Lanche/ Recreação
Língua Portuguesa/Ciências Naturais
Para Casa: Ciências Naturais
|
Construção de rotina;
Noção de tempo
Frequência
Higiene pessoal
Consciência fonológica: som inicial e final;
Quantidade de letras
Palavra maior/menor/iguais
Higiene pessoal
|
Acolhida
Marcar o calendário na parede.
Preenchimento do calendário individual.
Contagem oral e registro
Conversando sobre higiene pessoal.
Utilizar o saco surpresa dos objetos utilizados
por nós para cuidarmos da higiene do nosso corpo (nome e utilidade)
Atividade
xerografada de língua portuguesa para o classificador (objetos usados em
nossa higiene pessoal)
Atividade
xerografada para o caderno sobre
higiene pessoal.
|
|
Quarta-Feira 07.03.2012
|
Aula de Artes:
Celene
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Calendário:
Chamada
Língua Portuguesa
Lanche/ Recreação
Matemática
Para casa: língua portuguesa/matemática
|
Construção de rotina;
Noção de tempo
Frequência
Alfabeto, letra inicial do prenome
Contagem e registro (numerais até 5).
Alfabeto e numerais até 5
|
Acolhida
Marcar o calendário na parede.
Preenchimento do calendário individual.
Contagem oral e registro
Cada aluno deverá
pegar a letra do seu nome e identifica-la colocando-a na roda.
Atividade
xerografada com diferenciação entre letras e numerais e com o prenome dos
alunos. (para classificador)
Atividade
xerografada no caderno
Caderno.
|
|
Quinta-Feira 07.03.2012
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Calendário:
Chamada
Ciências sociais
Artes
Lanche/ Recreação
Projeto do 1º
semestre
Para casa: Geografia
|
Construção de rotina;
Noção de tempo
Frequência
Dia internacional da mulher
Colagem
O nosso bairro
|
Acolhida
Marcar o calendário na parede.
Preenchimento do calendário individual.
Contagem oral e registro
Rodinha: conversa informal sobre o dia
internacional da mulher contando a história que originou a criação da data, a
importância da mulher na sociedade, profissões desenvolvidas por mulheres,
etc
Mural sobre o Dia Internacional da mulher.
Recortar e colar fotos de mulheres escolhidas em revistas no mural.
Apresentação de fotos de ruas e bairros de
Salvador. Conversa sobre o bairro onde as crianças moram e estudam. Levantamento
dos conhecimentos prévios dos alunos: o que há no nosso bairro. Desenhando o
nosso bairro.
Observar tudo que há no caminho da escola para
casa e registrar em desenho no caderno.
|
|
Sexta-Feira 08.03.2012
|
A combinar (em breve postarei o planejamento desse dia)
|
0 comentários:
Postar um comentário