PREFEITURA MUNICIPAL DE
SALVADOR – PMS
Secretaria Municipal da
Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECULT
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP
PLANO
QUINZENAL Nº 02
ESCOLA: NOVO HORIZOENTE
|
CRE:
|
SEGMENTO: ENSINO
FUNDAMENTAL I
|
ANO DE ESCOLARIZAÇÃO:
1º
|
TURNO: MAT/VESP
|
TURMA: A, B, C, D
|
PROFESSOR(AS): ANA CRISTINA LAGO E MÔNICA VELAME
|
BIMESTRE: I
|
DIAS: 12/03 A 23/03.2012
|
OBJETIVOS GERAIS DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO POR QUINZENA (O
QUE DEVEM OS EDUCANDOS APRENDER?):
Identificar as vogais
em diferentes contextos.
Realizar reconto.
Identificar personagens
de histórias. Identificar inicio, meio e fim de história.
Associar letra bastão á
cursiva.
Identificar as vogais
em diferentes contextos.
Traçar vogais em bastão
e cursiva.
|
DIA
|
ÁREA DO CONHECIMENTO
EIXO(S)
|
CONTEÚDO(S)
|
SITUAÇÃO DIDÁTICA
|
RECURSO(S)
|
Segunda-feira 12.03.12
|
Estudos da
Sociedade
Matemática: Calendário
Sala de vídeo:
Lanche/Recreio
Atividade Interdisciplinar:
Língua Portuguesa, Matemática e Artes
Tarefa de Casa:
|
Rotina;
Noção de tempo
Sequencia numérica
Conto de fadas: Cinderela
Identificação de personagens.
Reconto.
Letra inicial
Identificação de vogais
Quantidade de letras.
Discriminação de cores.
|
Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento
sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.
Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da
semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.
**************************************************************************************************************************
Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
Intervenções individuais.
Atividade xerografada sobre a história.
|
Calendário
de parede
Calendário
individual
Cadernos
|
Terça-feira 13.03.12
|
Inglês: Pró Maria
Cláudia
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e social
Matemática: Calendário
Atividade
Interdisciplinar: L.Portuguesa e Ciências Naturais
Lanche/Recreio
Continuação da atividade interdisciplinar.
Tarefa de Casa:
|
Rotina
Noção de tempo
Sequencia numérica
Poema: A abelha
Identificação e traçado da letra A.
|
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento
sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.
Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da
semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.
Na rodinha: Leitura pela professora e
pseudo-leitura pelos alunos. Conversa sobre a importância desse animal para a
natureza e para o homem (polinização/fabricação do mel e da cera).
Curiosidades sobre as abelhas.
Destaque da palavra abelha no texto.
Identificação da vogal A. Apresentação dos quatro tipos de letra A (as
roupinhas da letra).
Contorno da letra cursiva. Associação entre a
letra cursiva e bastão. Identificação e traçado da letra A cursiva e bastão.
Listagem no caderno de 5 palavras começadas pela
letra A.
xerografado de L.
portuguesa
|
Lousa
Cadernos
Atividade
xerografada
Lápis de
cor
Cartaz
Calendários
|
Quarta-feira 14.03.12
|
PARALISAÇÃO
|
**************************
|
||
Quinta-
feira 15.03.12
|
PARALISAÇÃO
|
**************************
|
||
Sexta-
feira 16.03.12
|
PARALISAÇÃO
|
**************************
|
||
Segunda- feira 19.03.12
|
Estudos da Sociedade Formação pessoal e
social/Oralidade
Matemática:
Calendário
Sala de vídeo:
Lanche/Recreio
Atividade
Interdisciplinar: Língua Portuguesa e Matemática/Artes
Tarefa de Casa:
Língua Portuguesa
|
Rotina:
Noção de tempo
Sequencia numérica
Conto de fadas: O Patinho Feio
Sequencia lógica da história através de legendas.
Reprodução gráfica da história.
Identificação de personagem principal
Reconto.
Probleminhas de adição simples.
Identificação de vogais
Identificação de personagem principal
|
Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento
sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.
Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da
semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.
**************************************************************************************************************************
Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
Intervenções individuais.
Destaque das vogais da palavra pato.
Identificação e traçado da letra o em bastão e cursiva.
Apresentação das roupinhas do o
Listagem no caderno de 5 palavras começadas pela
letra O.
Atividade xerografada sobre a história:
caça-letras.
|
Lousa
Cadernos
Cartaz
Atividades
xerografadas
Calendários
|
Terça-Feira 20.03.12
|
Inglês: Pró Maria
Cláudia
Estudos da
Sociedade Formação pessoal e social/Oralidade
Matemática:
Calendário
Língua Portuguesa
Lanche /Recreio
Estudos da
Sociedade Formação pessoal e social/Ciências Naturais
Tarefa de Casa:
Matemática
|
Rotina
Noção de tempo
Sequencia numérica
Retomada da história do dia anterior: O patinho
feio
Eu sou assim... (características pessoais)
Contagem, sequencia numérica e traçado de
numerais até 5 (revisão)
|
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento
sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.
Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da
semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.
Destaque das vogais da palavra pato.
Traçado em bastão e cursiva da letra O.
Pesquisa em jornais e revistas da letra O para
colar no caderno.
Diferenciação da letra O e do numeral 0.
Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
Intervenções individuais.
Atividade xerografada ou escrita no caderno.
|
Cadernos
Calendários
Atividades
xerografadas
Cola
Tesouras
Revistas
Lousa
Lápis de
cor
|
Quarta-Feira 21.03.12
|
Artes: Pró Celene
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Matemática:
Calendário
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Projeto Trimestral
Lanche/ Recreio
Matemática:
Tarefa de Casa:
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Projeto Trimestral
|
Rotina
Noção de tempo
Sequencia numérica
Projeto Só se ama aquilo que se conhece(desenvolvimento
de atividades não realizadas na quinzena anterior)-
O nosso bairro
Numeração até 10.
Noção de adição de unidades.
O nosso bairro
|
Horário do banheiro
Chamada: Registro
na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de
cadernos.
Questionamentos:
Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e
qual será amanhã?
Registro da data no
calendário individual.
Rodinha:
Apresentação de
fotos de ruas e bairros de Salvador. Conversa sobre o bairro onde as crianças
moram e estudam. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos: o que há
no nosso bairro. Desenhando o nosso bairro.
Atividade xerografada.
Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
Intervenções individuais.
Observar tudo que
há no caminho da escola para casa e registrar em desenho no caderno.
|
|
Quinta-Feira 22.03.12
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Matemática:
Calendário
Atividade Interdisciplinar: Língua Portuguesa,
Estudos da Sociedade/Ciências Naturais
Lanche/ Recreação
Língua Portuguesa:
Tarefa de Casa:
Matemática
|
Rotina
Noção de tempo
Sequencia numérica.
Dia Mundial da Água
Leitura e oralidade
Reconto
Ciclo da água
Importância da agua para os seres vivos
Utilidades da agua
Doenças causadas pela poluição da agua
Poema: água da fonte
Revisando a letra A: identificação e traçado.
Apresentação da vogal u com suas roupinhas-
identificação e traçado.
Sequencia numérica até 15
|
Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento
sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.
Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da
semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.
Rodinha: Contando uma linda história: A Gotinha Plim-Plim
Exploração oral da história, valorização dos
conhecimentos prévios dos alunos, representação gráfica do ciclo da água
apresentado na história, listagem oral das utilidades da água e dos cuidados
necessários para com ela.
Contar as gotinhas de água do poema e seguida registrar os numerais de 1 até 15
no caderno.
|
|
Sexta-Feira 23.03.12
|
Estudos da
Sociedade /
Formação pessoal e
social/Oralidade
Calendário:
Revisão de conteúdos trabalhados na quinzena
Atividade manual: massinha
Lanche/ Recreação
Revisão de conteúdos trabalhados na quinzena
|
Rotina;
Noção de tempo
Sequencia numérica
Coordenação motora
|
Acolhida
Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro
na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de
cadernos.
Questionamentos:
Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e
qual será amanhã?
Registro da data no
calendário individual.
Criação livre
Criação livre com a massinha.
Observação: A escolha dos conteúdos e atividades para a revisão
quinzenal varia de acordo com as dificuldades e
especificidades de cada turma.
|
‘
|
0 comentários:
Postar um comentário