0

Dica de Leitura - Mãe África


Mãe África - mitos, lendas, fábulas e contos.
Celso Sisto
Uma rica coletânea de histórias africanas feita com base em ampla pesquisa, com o objetivo de ressaltar a diversidade de etnias do continente africano. O autor selecionou 29 histórias originárias de diversos lugares da África, procurando privilegiar histórias ainda não publicadas em português. Os leitores encontrarão aqui uma festa plural de cores, nomes, belezas, sabores, feitos e fantasias africanas, os quais exercem muita influência na cultura brasileira.
Chegar aos textos que compõem esta coletânea foi um bom trabalho longo e árduo. Há muito tempo venho reunindo contos populares africanos por uma série de motivos: minha paixão pelos contos populares e pela cultura popular; meu interesse e curiosidade por histórias que vêm de todos os lugares possíveis. Isso sem falar na musicalidade da historia, na beleza dos nomes de personagens, na estética e ética, muitas vezes incomum para nós, sul americanos, motivos sempre encantadores e encanta-tórios!
Todas as historias aqui são recantos!Isso que dizer que as reescrevi a partir de bases, ou seja, de um outro texto escrito ou oral.Não inventei nada , apenas vou contando as histórias do meu jeito .Portanto , essas historias são heranças do tempo e patrimônio de todos. E estão aqui para fazerem parte, de agora em diante, e para sempre, do imaginário do leitor , como já fazem do meu!
Fazer uma coletânea implica fazer escolhas. E por isso acabamos deparando também com nossa preferência pessoais. Isso é inevitável!
Também me chama a atenção à intercomunicação das histórias. Explico: ás vezes, numa história que sabemos vinda de longe, com nomes de personagens diferentes, com outro jeito de contar, com episódios nunca antes imaginados, há, na sua essência, alguma coisa que nos é familiar. Essa sensação é gostosa! É a identidade na diversidade!
Estão, apenas de a “cor local”, a diversidade de contextos culturais, crenças, hábitos, organização social etc. Estarem por trás das historias, elas se assemelham , se intercomunicam, fazem eco com outras tantas historias espalhadas pelo mundo. Essa “rede” de historias me fascina!
Um dos critérios que usei para escolher as historias que iam estar no livro foi o da diversidade. Eu queria aqui história das variadas etnias que formam o continente africano. São muitas, são milhares!Na verdade, são muitas Africanas!
Outro critério foi tentar privilegiar historias que eu sabia que não estavam publicadas em português. Esse foi, na verdade, um critério de grande peso para mim.
Mas o principal critério foi a beleza. E aqui poderíamos passar horas: beleza da maneira como determinados assuntos vira história; beleza que se esconde na sucessão das soluções mágicas encontradas pelo povo para resolver determinados dramas, beleza na maneira de explicar para o outro uma atitude inesperada, beleza na maneira de explicar para o outro uma atitude inesperada , beleza para falar das coisas que se aninham no coração.
As histórias aparecem no sumario do livro com estas indicações: ou da etnia a que pertencem, ou do país oi países de onde vieram, ou de regiões geográficas em que estão inseridas. Em alguns casos possível mencionar tudo etnia, país e região.
O livro, então, é uma coletânea de trinta e uma histórias, para usar uma denominação geral. Mas bem se sabe que aqui estão mitos, lendas, fabulas e contos propriamente ditos.
Tive de deixar de lado, para um próximo trabalho, tantas outras historias maravilhosas. Certamente , o material coletado propiciará a continuidade deste estudo e publicações .
Para hora, espero que o leitor se delicie com esta festa de cores, sabores, nomes, fatos, feitos e fantasia! Eu não me canso nunca de reviver tudo isso, cada vez leio estas historias.
Celso Sisto é escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em Literatura Infanto-juvenil e mestre em Literatura.
Título: Mãe África
Catálogo: Infanto-Juvenil
Assunto: Lendas
Ano: 2007
Autor(a): Celso Sisto
Acabamento: brochura; capa dura
Formato: 17.5x25
Coleção: Lendas e Contos
Número de páginas: 144
Editora: PAULUS
Edição: 1
ISBN: 9788534927


fonte:http://www.sitecurupira.com.br/literatura/mae_africa.htm

0 comentários:

Postar um comentário