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LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM


LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Todas as crianças sabem muitas coisas, só que algumas sabem coisas diferentes das outras.
Telma Weisz

Aceitar e valorizar a diversidade de estilos individuais de aprender é o primeiro passo quando se busca o atendimento personalizado.
Frente ao número significativo de crianças que apresentam dificuldades ou ritmo próprio de aprendizagem, os educadores precisam conscientizar-se do seu papel de mediadores, da importância da relação afetiva a estabelecer com elas, da estimulação e promoção de situação e vivências em que elas possam expressar seus sentimentos e pensamentos, sem constrangimentos, sentindo-se respeitadas e valorizadas.
Nesse contexto, propiciamos atendimento mais individualizado, em espaço lúdico e ambiente alfabetizador, a fim de atender às particularidades de cada educando: o Laboratório de Aprendizagem.
Com base em planejamento cuidadoso, os encontros nesse Laboratório estimulam várias áreas do desenvolvimento infantil, buscando o aprimoramento das memórias visual, auditiva e sinestésica, das diferentes linguagens, do desenvolvimento psicomotor e do raciocínio lógico-matemático, ressaltando sempre as habilidades e conquistas cognitivas e sociais de cada aluno em particular.
É consenso que as crianças aprendem melhor por meio de atividades lúdicas, em que estejam presentes os jogos do exercício, simbólico e de regras. Atividade lúdica, seja ela uma brincadeira, seja um jogo, pressupõe relação e interação. Jogar possibilita a formação de atitudes sociais: respeito, solidariedade, cooperação, cumprimento de regras, responsabilidade, iniciativa, dentre outras. Durante as atividades no Laboratório de Aprendizagem, os alunos são estimulados a solucionar situações-problema, que desenvolvem a criatividade e a espontaneidade, levando-os às vivências práticas, nas quais revelem capacidade de agir, pensar, sentir, ser e estar integralmente.
A ludicidade é importante recurso de trabalho para o educador, objetivando o resgate de conceitos e conteúdos que precisam ser abordados de forma diferente, para os alunos encontrarem subsídios para novas aprendizagens referentes à etapa em que estão inseridos.
A proposta de avaliação do processo ensino-aprendizagem do Laboratório assume também caracteres coerentes com as concepções que orientam a ação educativa.  Trata-se de um caráter preventivo, na medida em que, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem, previne dificuldades em ambos os processos; e de um caráter terapêutico, visto que trabalha no sentido de resgatar a possibilidade de aprendizagem. É considerado também como elemento de diagnóstico permanente, auxiliando no acompanhamento do processo avaliativo e fornecendo constante feedback ao professor, responsável pela criança no acompanhamento do currículo formal da escola.
Os encontros ocorrem semanalmente, sendo uma hora para a área de linguagens e uma hora para a área de raciocínio lógico-matemático. Os alunos são convidados a participar em grupos pequenos, possibilitando atendimento mais individualizado e, por isso mesmo, chegando a obter maior autonomia e segurança nas suas tentativas e descobertas. Aspecto importante disso é que o trabalho realizado gera um produto publicável, ou seja, os alunos devem produzir materiais (livros, recitais, jogos) e compartilhar suas aprendizagens com os colegas de faixa etária similar, além de pais e convidados, de acordo com a estratégia. Desse modo, não se trata de encontros que envolvam exercícios repetitivos nem de refazer atividades já propostas pelo professor, mas uma diversidade de estratégias capaz de estimular e alcançar a melhor forma de aprendizagem.
Esses momentos acontecem no contraturno em que a criança esteja matriculada, sendo ofertados sem ônus algum para as famílias.
As crianças participam de jogos, desafios, situações-problema, dramatizações, atividades de literatura e, mediante novas experiências, vão  construindo o próprio conhecimento, superando dificuldades e descobrindo novos caminhos para se apropriar do conhecimento e do seu estilo pessoal de aprendizagem.
Na interação com o outro e na troca de informações é que se realizam as atividades desse projeto, que busca lançar um olhar atento e significativo para cada educando, porque, para nós, cada vivência é única, cada experiência é especial e particular.

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