0

TERTÚLIA DO DIA DOS MORTOS




O feriado de Finados sempre me traz belas recordações. Aprendi de pequenina a reverenciar os mortos, pelas mãos de meu velho e querido pai. Iamos, passo-a-passo, desde o centro da cidade, costeando o Parque da Redenção, em direção ao bairro Azenha.
Lá chegando, subíamos a lombada e fazíamos um verdadeiro tour por todos os cemitérios. Era um dia de glória para mim. Sentávamos no Cemitério Evangélico, deixando-nos levar pela beleza e aroma das árvores e das flores. Lembro estes momentos com perfeita nítidez, até com um tanto de saudades, pois, visitas assim, ao cemitério, jamais terão, para mim, essa singeleza infantil da qual retenho belas lembranças.
E foi desta forma, por esta iniciação, por este aprendizado, que comecei a encarar a morte como uma redenção, um momento sublime e, claro, passei a preocupar-me.
Não em morrer, mas, sim, morrer com dignidade, com coragem, com bravura. Passei a preocupar-me com a "arte de bem morrer". Agora, já no alto de meus 65 anos, minha grande preocupação não está relacionada aos bens materiais que deixarei para meus filhos e, sim, a maneira como pretendo encerrar meus dias, sem murmúrios, nem gemidos.
Sem lamentos, nem queixas, apenas e, simplesmente, com a consciência de ter vivido meu tempo certo e dele ter aproveitado ao máximo, procurando seguir a rigor, a cartilha que entendo e cujo herança recebí de meus pais, onde o despojamento, o espírito do bem comum sempre falaram mais alto.
Sei que faço parte de um seleto grupo que chegou à idade do envelhecimento. Muitas pessoas morrem sem nem começarem a ter qualquer vestígio do "passar dos anos". Sinal dos novos tempos, onde os velórios estão cheios de amigos jovens, que perdem seus jovens amigos.
Mas, enfim, o que quero realmente colocar à luz da reflexão é esta possibilidade, de num dia de sol primaveril, como o de hoje, programar uma visita ao cemitério e lá ficar por algum tempo, conversando com nossos entes, como se estivéssemos agradávelmente ao redor de uma "tertúlia". A mesa são suas sepulturas, a toalha é o céu, na sua plenitude.
Autor: Não mencionado
Enviado por: Lenir Maria Bordin


0 comentários:

Postar um comentário