Tudo sobre Alfabetização
Garantir que as crianças efetivamente aprendam a ler e escrever assim que entram na escola é o seu grande desafio, professor alfabetizador. Para contribuir com o sucesso do seu trabalho, reunimos nesta página mais de 100 links com reportagens, entrevistas, vídeos e planos de aula sobre as teorias e as práticas envolvidas nesse complexo processo de aquisição da língua escrita. Boa leitura e ótimas aulas!
Fundamentos
- REPORTAGENS
- ESPECIALISTAS
- VÍDEOS
Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)
Lista de apostilas e vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001
Lista de apostilas e vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001
Mais do que letras: as situações didáticas de Língua Portuguesa
Reportagem mostra que tipos de atividades podem ser realizadas na fase de alfabetização inicial
Reportagem mostra que tipos de atividades podem ser realizadas na fase de alfabetização inicial
Alfabetizar é todo dia
Reportagem que mostra ao professor a importância de se manter atualizado sobre as pesquisas a respeito de situações didáticas a serem utilizadas na alfabetização inicial
Reportagem que mostra ao professor a importância de se manter atualizado sobre as pesquisas a respeito de situações didáticas a serem utilizadas na alfabetização inicial
Perguntas e respostas sobre Alfabetização
Reportagem responde as principais dúvidas sobre alfabetização
Reportagem responde as principais dúvidas sobre alfabetização
O alfabeto não pode faltar
Reportagem sobre o uso do alfabeto como recurso de apoio nas classes de 1º e 2º anos
Reportagem sobre o uso do alfabeto como recurso de apoio nas classes de 1º e 2º anos
Alfabetizar na Educação Infantil. Pode?
Artigo sobre alfabetização escrito por Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita
Artigo sobre alfabetização escrito por Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita
Ensino Fundamental - Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?
Nova Escola responde dúvida sobre alfabetização
Nova Escola responde dúvida sobre alfabetização
Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?
Nota explica por que as crianças aprendem primeiro a escrever com letra de forma e só depois passam a usar a cursiva
Nota explica por que as crianças aprendem primeiro a escrever com letra de forma e só depois passam a usar a cursiva
No princípio, é o nome
Reportagem sobre o uso do nome próprio como estratégia de alfabetização na pré-escola
Reportagem sobre o uso do nome próprio como estratégia de alfabetização na pré-escola
O valor da interação na pré-escola
Reportagem sobre como organizar grupos produtivos na sala da pré-escola
Reportagem sobre como organizar grupos produtivos na sala da pré-escola
"Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro
Resenha e trecho do livro "Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro
Resenha e trecho do livro "Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro
"Passado e presente dos verbos ler e escrever", de Emilia Ferreiro
Resenha e trecho do livro "Passado e presente dos verbos ler e escrever", de Emília Ferreiro
EspecialistasResenha e trecho do livro "Passado e presente dos verbos ler e escrever", de Emília Ferreiro
Emilia Ferreiro
''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise''
Em entrevista, Emilia Ferreiro avalia como as inovações tecnológicas trouxeram mudanças nas práticas de leitura e escrita nas escolas
Em entrevista, Emilia Ferreiro avalia como as inovações tecnológicas trouxeram mudanças nas práticas de leitura e escrita nas escolas
A estudiosa que revolucionou a alfabetização
Reportagem do Especial Grandes Pensadores sobre Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina que mostrou novas formas pelas quais as crianças aprendem a ler e escrever
Reportagem do Especial Grandes Pensadores sobre Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina que mostrou novas formas pelas quais as crianças aprendem a ler e escrever
Palestra de Emilia Ferreiro sobre Alfabetização
Neste vídeo, a pesquisadora argentina fala sobre polêmicas improdutivas criadas entre alfabetização e letramento ou entre construtivismo e método fônico
Neste vídeo, a pesquisadora argentina fala sobre polêmicas improdutivas criadas entre alfabetização e letramento ou entre construtivismo e método fônico
Ana Teberosky
''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita''
Para a educadora argentina, nas sociedades em que se valoriza a interação entre as pessoas e a cultura escrita, o processo de alfabetização é mais eficiente
Para a educadora argentina, nas sociedades em que se valoriza a interação entre as pessoas e a cultura escrita, o processo de alfabetização é mais eficiente
Telma Weisz
Entrevista com Telma Weisz sobre alfabetização inicial
Para a especialista brasileira, o professor alfabetizador precisa apostar alto na capacidade de seus alunos
Para a especialista brasileira, o professor alfabetizador precisa apostar alto na capacidade de seus alunos
Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização
Vídeos com comentários da especialista sobre os vídeos porduzidos para o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa).
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
Vídeos com comentários da especialista sobre os vídeos porduzidos para o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa).
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
Ana Maria Kaufman
"O aluno precisa de informação para refletir"
Em entrevista, a pesquisadora argentina Ana Maria Kaufman fala sobre a importância das intervenções do professor durante as atividades de alfabetização inicial
Em entrevista, a pesquisadora argentina Ana Maria Kaufman fala sobre a importância das intervenções do professor durante as atividades de alfabetização inicial
Célia Diaz Argüero
"A organização do texto vale tanto quanto vírgula e ponto"
Pesquisadora e professora da Universidade Nacional Autônoma do México fala das hipóteses que os estudantes fazem sobre a pontuação na alfabetização inicial
Pesquisadora e professora da Universidade Nacional Autônoma do México fala das hipóteses que os estudantes fazem sobre a pontuação na alfabetização inicial
Cláudia Molinari
Vídeos
Estratégias de intervenções conscientes
A professora argentina Cláudia Molinari mostrou à platéia da Semana da Educação 2008 estratégias para intervenções conscientes no ensino da leitura e da escrita
A professora argentina Cláudia Molinari mostrou à platéia da Semana da Educação 2008 estratégias para intervenções conscientes no ensino da leitura e da escrita
Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)
Vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001
A importância do nome próprio
Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial
Parte 1 | Parte 2
A escrita do nome próprio
Animação com análise da escrita do nome próprio, em atividade de cópia de escrita convencional, realizada por uma criança de 4 anos
As contribuições de Paulo Freire para a Alfabetização
Vídeo com depoimento de especialistas sobre as contribuições práticas e teóricas de Paulo Freire para a Alfabetização
Vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001
A importância do nome próprio
Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial
Parte 1 | Parte 2
A escrita do nome próprio
Animação com análise da escrita do nome próprio, em atividade de cópia de escrita convencional, realizada por uma criança de 4 anos
As contribuições de Paulo Freire para a Alfabetização
Vídeo com depoimento de especialistas sobre as contribuições práticas e teóricas de Paulo Freire para a Alfabetização
0 comentários:
Postar um comentário