0

Atividades com crachás

Atividades para trabalhar os nomes dos alunos.  


Sequencia 01



TÍTULO: Nomes
EIXO: Linguagem oral e escrita.


TEMPO PREVISTO: 1º e 2º semestre.
BLOCOS DE CONTEÚDOS: Práticas de leitura. (escrita do próprio nome em situações nas quais se faz necessário)


OBJETIVOS: Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.


PUBLICO ALVO: JARDIM I


ETAPAS PREVISTA: Hora do canto Pesquisa dos nomes. Trabalhar letras iguais. Trabalhar crachás.
HORA DO CANTO: → Em roda cantando esta música passando uma bola.


A -----vai passando vai passando sem demora Vai ___________diga seu nome agora.→ Em circulo todos cantando está música na classe. Fui andando por um caminho Encontrei a ( mostrarei o crachá) Segue um aluno falando: A Tânia não encontrei Encontrei o André. Cada criança ao ser enunciada irá se colocando em uma roda.→ Brincando de roda no pátio.




A canoa virou Pois deixaram ela virar Foi por causa de _______Que não soube remar. Siriri pra cá. siriri pra lá A _______é velha e não quis casar.→ Em roda no pátio




Se eu fosse um peixinho e soubesse a nadar Eu tirava ____________ do fundo do mar. Colocar todos os crachás no centro da roda Falar o nome da criança ela irá procurar o seu crachá e depois sentar na roda. → Todos em roda sentados cantando esta música. Casa do João na classe ou pátio__________comeu pão na casa do João. Todos perguntam comeu? A criança reponde Não? Então quem foi? Foi a (fulana) → No pátio.




Dança das cadeiras com o crachá em cima da cadeira, quando parar a música a criança deverá procurar o seu nome para sentar.



PESQUISA SOBRE NOME DE CADA UM


Mandará uma pesquisa para casa Mamãe:


porque você escolheu este nome?


Conversa informal: Você sabe a história do seu nome?


Você gosta do seu nome?


Qual o nome que você gostaria de ter?


Alguém na sua família tem o mesmo nome que você?


Será que na classe alguém tem o mesmo nome que você?


O que aconteceria se todas as pessoas tivessem o mesmo nome?


Como fazemos para identificar as pessoas que tem o mesmo nome?




APÓS RECEBER AS PESQUISAS O PROFESSOR DEVE:


Ler todas as pesquisas em roda ressaltando o nome de cada criança. Todos em circulo em silêncio ouvem a história do seu nome e do seu colega. Após o relato cada aluno escreverá o seu nome na lousa. Professor escreverá o nome de cada um na lousa. Fará uma comparação dos nomes escritos.




TRABALHANDO LETRAS IGUAIS: → Estimularem para que as crianças digam seus próprios nomes.(repita também os nomes dos colegas).→ Montar um painel com os nomes das crianças.→ Quais são os nomes iguais?→ Lista de nomes de três crianças para que elas possam identificar o seu nome.→ Escrever as iniciais na lousa e esperar que descubram o nome a ser escrito;→ Escrever na lousa quatro nomes, mostrar as semelhanças dos nomes.→ Quem tem nome com quatro letras?→ Qual é o nome que começa com A?→ Quantos pedaços têm seu nome?




TRABALHANDO CRACHÁS :→ Confecção dos crachás em etiqueta auto-colante.(colar na blusa para identificação das crianças).→ Chamada com apoio do crachá.→ Colocar os crachás em um varal para que cada aluno pegue o seu.→ Misturar os crachás para cada um identificar o seu.→ Distribuir crachás trocados para que a criança identifique o seu nome.→ Apresentação do crachá em roda, deixando-os adivinhar a quem pertence aquele nome, fornecendo algumas características da criança.→ Colocar aleatoriamente o nome das crianças nas cadeiras e dizer às crianças que devem sentar onde está escrito o seu nome (variar o local nos outros dias).→ Nomear objetos pessoais junto com a criança (escova de dente, cadernos)→ Crachás ao centro da roda virados ao contrário, escolher um, apresentar e perguntar:Quem é o dono deste nome?
O dono levanta, pega outro crachá podendo dar para a professora ou ter o mesmo procedimento.→ Combinar com as crianças que vamos guardar nomes grandes numa caixa grande e pequeno em outra; depois que usarem, pedir que guarde na caixa certa, exemplo: nomes pequenos na caixa azul e os grandes sempre na amarela.→ Oferecer as letras moveis ou massinha para que eles construam seus nomes.→ Nome surpresa (escrever o nome da criança com giz de cera ou vela. Sugerir que a criança passe o “aguado” na folha; aparecerá o nome.→ Pinte as letras do seu nome.→ Desenhe você e circule as letras do se nome.→ No dia do aniversariante faremos um cartão onde todos terão que escrever seu nome.→ Ajudante do dia será escrito na lousa e os alunos terão que adivinhar quem será.→ Bingo de nomes.


O nome de cada aluno escrito em uma ficha. O professor tira uma letra de cada vez, de dentro do saquinho mostra à classe ao mesmo tempo em que fala o nome da letra. As crianças vão marcando as letras que estiverem na sua cartela. Termina o jogo quando todos tenham preenchido o seu nome.




AVALIAÇÃO:


Através das atividades proposta às crianças conseguiram reconhecer as letras do seu nome? Houve participação dos alunos nas atividades propostas?


Conseguiram escrever seu nome com crachá?


Consegue escrever seu nome sem o crachá?


Sequencia 02



Projeto Nome


Trabalhando com o nome próprio...

Material que o professor deverá fazer:
• Cartão de cartolina com o nome do aluno;
• Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;
• Folha mimeografada divididas em retângulos onde serão escritos os nomes de todos (inclusive o da professora).

Atividades com cartão de nomes:
• Chamar o aluno entregando seu cartão;
• Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
• Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
• Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
• Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
• Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
• Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
• Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
• Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;
• Passar o dedo sobre as letras;
• Contar as letras do nome;
• O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;
• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc
• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi
Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
• Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia.

Atividades em folhas:

• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
• Pintar de azul o nome da professora;
• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...
• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;
• O mesmo acima em todos os nomes;
• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);
• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quando há em cada uma;
• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.
• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:
* Nomes com 5 letras;
* Nome dos alunos de uma determinada fileira;
* Nomes dos homens;
* Nomes das mulheres;
* Nomes com mais de 6 letras;
* Nomes com menos de 5 letras.

Sequencia 03

PROJETO NOME

JUSTIFICATIVA: A formação da identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, por isto faz-se necessário a elaboração deste projeto.

OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um álbum coletivo, que traga informações sobre a criança.

DURAÇÃO: Três meses. Duas vezes por semana no 1º mês
Uma vezes por semana no 2º mês

PÚBLICO ALVO: crianças entre 4/6 anos.

O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:
-Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome;
-Reconheça o próprio nome;
-Escreva o próprio nome (com ou sem ficha);
-Adquiram noções de matemática;
-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;
-Identificar o nome das diversas situações do cotidiano;
-Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário;
-Que elas aprendam à escrita do próprio nome em situações em que forem necessários;
-Ter contato com as letras, com a formação do nome.

CONTEÚDO:
- Identificação do nome;
- Representação escrita do nome;
- Regras de convívio social;
- Socialização.

O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
-Construção da rotina;
-Elaboração do contrato didático;
-Organização do espaço de trabalho;
-Organização do material utilizado;
-Levantar pesquisa junto aos pais;
-Confecção dos crachás;
-Registro das atividades para avaliação.
RECURSOS MATERIAIS:
-Papel cartão, sulfite, caneta hidrocor, alfabeto móvel, tiras de tecido, de algodão, lápis colorido, giz-de-lousa.

AVALIAÇÃO: Durante a realização das atividades, através do registro, e observando o desenvolvimento das crianças.

Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/search/label/Projeto%20Nome

Sequencia 04


CHAMADA COM FOTO

Material
Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.

Objetivo
Conhecer o colega.

Preparação
Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.

Descrição
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança "descoberta" para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.



Sequencia 05


Sequencia 06



0 comentários:

Postar um comentário