0

O Chinês e o Ladrão


O Chinês e o Ladrão


         Eu li, não sei onde, a história de um velho chinês.
         No dia de seu aniversário, convidou seus parentes e amigos para uma festa.
         Terminada a festa, como vivia sozinho, começou a arrumar a sala.
         Quando estava guardando a comida e a bebida, viu uma sombra de uma cabeça refletida no soalho. Olhou para cima e viu um homem escondido entre as vigas do telhado. Sem perder a calma, falou:
         - Mil perdões por tirar a mesa enquanto um convidado ainda está na sala. Desça e sirva-se, por favor.
         O homem desceu e comeu o quanto quis, servido pelo chinês com toda a delicadeza.
         Confuso com tanta amabilidade, o ladrão falou em se retirar. O velho chinês o interrompeu:
         - Não tenha pressa. Antes de ir embora, o amigo vai me dar a honra de aceitar um presente. Toma e abra.
         E deu-lhe um de seus presentes, uma caixa embrulhada em papel de seda.
         Com as mãos tremendo, o homem desembrulhou e viu uma linda túnica azul, bordada com fios dourados.
         Foi o suficiente para comover o gatuno. Arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.

                                      D’Olim Morate


Copie no caderno as palavras grifadas no texto e classifique os encontros vocálicos existente em cada umas das palavras

Você entendeu o texto?
1 – Responda,  no caderno,com resposta completas.
a) Quais as personagens do texto?
b) A história acontece no dia do aniversário de quem?
c) O que o chinês fez no dia do seu aniversário?
d) Quem ele convidou para a festa?

2 – Complete as frases de acordo com o texto.
a) Terminada a festa, como vivia sozinho, ___________________________
_________________________________________________________  .
a)   Quando estava guardando a comida e a bebida, ___________________
___________________________________________________________

3 – Marque a frase que está de acordo com o texto:
[    ] O chinês perdeu a calma.
[    ] O chinês não perdeu a calma.

4 – Escreva:
a)   a frase em que o chinês se desculpa; ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) o convite que o chinês fez ao ladrão. ( não esqueça de usar as aspas “”.)
___________________________________________________________
___________________________________________________________

5 –Numere de acordo com a ordem em que os fatos aparecem no texto:
[      ] O gatuno, arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
[      ] O chinês o interrompeu.
[      ] O homem desceu e comeu o quanto quis.
[      ] O chinês presenteou o ladrão com uma linda túnica azul.
[      ] O ladrão falou em se retirar.

6 –Dê sua opinião por escrito.
a)   Qual o ensinamento transmitido no texto?
___________________________________________________________
___________________________________________________________

b)   O que você achou da atitude do chinês?
_____________________________________________________________________________________________________________________

7- Separe em sílabas as palavras e classifique-as conforme o quadro.
Palavra        separação          quanto ao número      quanto a sílaba
                 de  sílabas                  tônica
chinês
amigos
papel
aniversário
parentes
festa
comida
bebida
homem
delicadeza.
ladrão
túnica
céu

7– Faça o que se pede:
a)   dê o feminino de chinês à___________________________
b)   dê o plural do substantivo ladrão à____________________
c)   dê o singular da palavra perdões à____________________
d)   copie uma frase que tenha adjetivo e destaque-o à
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
e)   passe a frase para o plural:  “ O homem desceu e comeu o quanto quis.”
___________________________________________________________
___________________________________________________________
f)    retire  os verbos que estão na forma infinitiva e indique a conjugação a que pertence.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
g)   copie do texto cinco substantivos comuns:
___________________________________________________________
__________________________________________________________

Paula Camargo - Professores Solidários

0 comentários:

Postar um comentário