0

Planejamento nº1


Como prometido segue meu planejamento para a primeira semana de aula. Depois irei postando as atividades usadas .


PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR – PMS
Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECULT     Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP


PLANO QUINZENAL Nº 01

ESCOLA: NOVO HORIZOENTE
CRE:

SEGMENTO: ENSINO FUNDAMENTAL I
ANO DE ESCOLARIZAÇÃO: 1º
TURNO: MAT/VESP
TURMA: A, B, C, D

PROFESSOR(AS):  ANA CRISTINA LAGO  E MÔNICA VELAME
BIMESTRE: I
DIAS: 23/02 A 09/03.2012

OBJETIVOS GERAIS DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO POR QUINZENA (O QUE DEVEM OS EDUCANDOS APRENDER?):


Avaliar os conhecimentos prévios dos alunos em Leitura; Escrita; Oralidade; Construção de rotina; Conhecimento de tempo (dia, mês, ano); Sequencia numérica.



DIA

ÁREA DO CONHECIMENTO
EIXO(S)


CONTEÚDO(S)


SITUAÇÃO DIDÁTICA



RECURSO(S)

Quinta-feira
23.02.2012

Estudos da Sociedade /

Formação pessoal e social

Crachá:

Diagnóstico de Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade










Artes: Máscara


Doces e balões
Construção de rotina;

Socialização

 Identificação dos nomes

Leitura e oralidade










Coordenação motora, percepção visual, criatividade


Acolhida das crianças no primeiro dia de aula
Horário do banheiro
Hora do brinquedo: “livre”

Cada aluno deverá encontrar o seu crachá dentro da caixinha dos nomes.

Rodinha: Apresentar aos alunos o poema ”O Macaquinho Carnavalesco”.

·          Realizar a pseudo leitura com os alunos.
·          Pedir que busquem no cartaz as palavras JUJUBA, CARNAVAL, PALHAÇO.
·          Questionar: número de palavras destacadas, quantidade de letras de cada uma, qual a letra inicial e final de cada palavra.
·          Conversa Informal sobre o carnaval: O que é? Quem já participou? O que tem na festa? Quais cantores e cantoras? Blocos carnavalescos? etc
·          Solicitar que desenhem em papel sulfite uma festa de carnaval.
·          Convidar os alunos a participar de um baile de carnaval que será realizado na sexta-feira.


·          Distribuir o molde da máscara de carnaval em cartolina e solicitar que os alunos a recortem e decorem como preferirem. As máscaras ficaram expostas na sala para apreciação das crianças e serão usadas na hora do “grito de carnaval”.


Crachás

Cartaz com poema

Piloto permanente


Lápis de cera


Fita adesiva

CD

 Aparelho de som

Máscaras em cartolina.
Sexta-feira
24.02.2012


Estudos da Sociedade /

Formação pessoal e social

Crachá/Rodinha

Diagnóstico de Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade


Atividade manual: massinha

Lanche/recreio

Baile de Carnaval no Pátio.



Construção de rotina;

Socialização

 Identificação dos nomes

Leitura e oralidade



Coordenação motora



Acolhida

Horário do banheiro
Hora do brinquedo: “livre”

Na rodinha: Brincando com a bola perguntadeira (meu nome/o nome do meu coleguinha), quando a bola parar direi meu nome, cada vez que suspender a música diremos o nome de todos os colegas,

Identificação dos nomes na caixinha


Criação livre com a massinha.
Bola
Aparelho de som
Cd
Crachás

Segunda-feira 27.02.2012


Estudos da Sociedade /

Formação pessoal e social

Crachá



Artes: Desenho livre


Dinâmica Interdisciplinar/Avaliação diagnóstica


Lanche/Recreação

Lembrancinhas: doces e balões.
Construção de rotina;




Conhecendo a turma



Criatividade/ Grafia do Nome


Noção de espaço, reconhecimento de letras, noção de tamanho.
Acolhida

Conversar com as crianças sobre a rotina da escola (oração e fila); combinar os momentos de ir ao banheiro e beber água.

Realizar dinâmica da bola para fazer a apresentação da turma/ Entrega solene dos crachás (observar se identificam os nomes)


Oferecer papel ofício para que a criança faça um desenho livre e escreverem seus nomes (como souberem). Afixar no Mural ”Eu sou o artista”

Entregar uma folha de sulfite e pedir para que as crianças desenhem o contorno da mão,( mostrar na lousa como devem proceder).
Após o desenho de todos, pedir para que façam um "X" no dedo maior e um anel no dedo menor. Na palma da mão a criança grafará a inicial de seu nome.
Nesta atividade podemos observar se a criança tem noção de espaço, conhece as letras, tem noção de tamanho, etc. Recolher para análise.


Piloto para quadro branco
Crachás
Bola
Papel sulfite branco
Lápis de cor ou cera
Lápis grafite e borracha
Apontador
Balões
Doces
CD e Aparelho de Som
Brinquedos
Fita Adesiva









História do Macaquinho Jujuba

Papel metro branco

Crachás

Piloto de cartaz

Atividade xerografada (lista de palavras)

 Macaco articulado em cartolina ou duplex.

Cola

Tesoura

Lápis cera

Cordão

Jujubas

Cartõezinhos.

Aparelho de som

CD
Brinquedos


Terça-Feira 28.02.2012
Aula de Inglês: Maria Cláudia

Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade

Crachá














Diagnóstico de Língua Portuguesa/Escrita








Lanche/Recreação


Artes: Macaquinho articulado





Construção de rotina;




Identificação dos nomes

Leitura e oralidade












Lista de materiais escolares












Coordenação motora, percepção visual, criatividade



Acolhida





Identificar o seu crachá pendurado no quadro. Identificar nº de letras e letra inicial do seu nome.


Rodinha: Apresentar a história do Macaquinho Jujuba. (Em anexo)

·          Solicitar que os alunos façam o reconto oral, questionar aos alunos:
                 O que o Macaquinho Jujuba gostava de fazer?
                 E o que ele não gostava?
                 O que a Mamãe Macaca resolveu fazer na escola de Jujuba?
                 O Macaquinho Jujuba foi à festa na escola? Por quê?
                 Em sua opinião, porque o Macaquinho Jujuba não gostava de ir à escola?
                 E vocês gostam de vir à escola? Por quê?
                 Porque o Macaquinho Jujuba mudou de ideia e passou a gostar da escola?


·          A Mamãe Macaca organizava os materiais escolares do Macaquinho Jujuba. Vamos ajuda-la listando tudo que ela vai precisar?- elaborar com as crianças a lista de materiais escolares do Macaquinho Jujuba oralmente, pedir que registrem as suas escritas espontaneamente (deverá mostrar o material concreto). Recolher para análise do nível de escrita de cada criança.
·          Construção da lista de materiais da turma em cartaz, discutindo com as crianças a necessidade de cada um ter seu material, a responsabilidade em cuidar e guarda-los.







·          Construção do Macaquinho articulado ( colar no final da aula cartãozinho com jujuba)Os alunos levarão o trabalhinho como lembrança da atividade.
Quarta-Feira 29.02.2012




Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade


Avaliação do PDE



Lanche/Recreação



Diagnóstico de Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade/Escrita













Construção de rotina;




Língua Portuguesa





Leitura e oralidade









Acolhida




Realização da avaliação do PDE para diagnóstico das competências e habilidades dos alunos.





Conto Africano: A transformação da Conquén
 Leitura, reconto e interpretação oral.
Reescrita coletiva.
Apresentando as palavras mágicas. Construção do mural das palavras mágicas.






‘’
Papel crepom
Cola

História da conquém
Quinta-Feira 01.03.2012


Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade



Avaliação do PDE



Lanche/ Recreação


Língua Portuguesa











Artes:




Construção de rotina;




Matemática







Leitura e oralidade










Criatividade

Acolhida





Realização da avaliação do PDE para diagnóstico inicila dos conhecimentos matemáticos dos alunos.







Rodinha: Apresentar aos alunos da parlenda Macaca Sofia (irmãzinha do Macaco Jujuba).
·          Realizar a pseudo leitura com os alunos.
·          Pedir que busquem no cartaz as palavras MACACA, SOFIA , DIA, PANELA. FOGO
·          Questionar: número de palavras destacadas, quantidade de letras de cada uma, qual a letra inicial e final de cada palavra.
·          Identificação da vogal A, distinção entre vogais e consoantes. Identificação das cores vermelha e azul.
·          Atividades xerografadas.
·          Apresentação do alfabeto em letra bastão.



Decoração do caderno.



Caixa com crachás


Cola
Tesoura

Hidrocor

Lástex

Lápis de cera

Parlenda em papel metro

Cartaz com poema em papel metro

Pilotos para cartaz em cores diversas

Piloto para quadro branco


Papel sulfite branco

Cadernos

Sexta-Feira 02.03.2012

Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade



Calendário:






Diagnóstico de Língua Portuguesa/Leitura/Oralidade




Lanche/ Recreação


DVD


Construção de rotina;




Noção de tempo






Leitura e oralidade








A galinha pintadinha
Acolhida



Apresentação do calendário do mês de março
Questionamentos: Em que dia da semana  começou o mês
Quantos dias tem o mês de março.
Quantos dias teremos aula.
Quantos sábados e domingos
Datas comemorativas.


Rodinha: Contando uma linda história: Marcelo, marmelo, martelo.
Exploração oral da história, apresentação dos nomes dos alunos em letra bastão na folha de sulfite para que cada um identifique o seu próprio nome. Explorar as iniciais de cada nome e quantidade de letras. Oferecer tinta para que cada um contorne o seu prenome com o dedo. Exposição dos trabalhos no varal.



Segunda-Feira 05.03.2012


Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade


Calendário:
Chamada

Construção do contrato de convivência (combinados)


Atividade manual: massinha

Lanche/ Recreação

Língua Portuguesa:




Artes:



Construção de rotina;



Noção de tempo
Frequência

Regras de convivência no espaço escolar.


Coordenação motora



Consciência fonológica: som inicial e final;
Quantidade de letras
Palavra maior/menor/iguais

Desenho
Acolhida




Marcar o calendário na parede.
Contagem oral e registro

Retomada dos combinados feitos pelo grupo nas aulas anteriores.
Pintura individual e construção do mural dos combinados.



Criação livre com a massinha.


Lista no quadro dos brinquedos preferidos dos alunos (em duas colunas: masculino e feminino)




Representação gráfica do desenho preferido.
Exposição dos desenhos no varal.


Terça-Feira 06.03.2012

Aula de Inglês: Maria Cláudia

Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade

Calendário:

Chamada

Ciências naturais

Lanche/ Recreação

Língua Portuguesa/Ciências Naturais



Para Casa: Ciências Naturais


Construção de rotina;

Noção de tempo

Frequência


Higiene pessoal



Consciência fonológica: som inicial e final;
Quantidade de letras
Palavra maior/menor/iguais
Higiene pessoal



Acolhida

Marcar o calendário na parede.

Preenchimento do calendário individual.
Contagem oral e registro

Conversando sobre higiene pessoal.
Utilizar o saco surpresa dos objetos utilizados por nós para cuidarmos da higiene do nosso corpo (nome e utilidade)


Atividade xerografada de língua portuguesa para o classificador (objetos usados em nossa higiene pessoal)


Atividade xerografada para o  caderno sobre higiene pessoal.



Quarta-Feira 07.03.2012


Aula de Artes: Celene

Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade

Calendário:
Chamada

Língua Portuguesa

Lanche/ Recreação

Matemática

Para casa: língua portuguesa/matemática
Construção de rotina;

Noção de tempo

Frequência



Alfabeto, letra inicial do prenome


Contagem e registro (numerais até 5).
Alfabeto e numerais até 5
Acolhida

Marcar o calendário na parede.

Preenchimento do calendário individual.
Contagem oral e registro


Cada aluno deverá pegar a letra do seu nome e identifica-la colocando-a na roda.
Atividade xerografada com diferenciação entre letras e numerais e com o prenome dos alunos. (para classificador)


Atividade xerografada no caderno

Caderno.

Quinta-Feira 07.03.2012


Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade

Calendário:
Chamada

Ciências sociais

Artes

Lanche/ Recreação

Projeto do 1º semestre

Para casa: Geografia

Construção de rotina;

Noção de tempo

Frequência
Dia internacional da mulher

Colagem



O nosso bairro
Acolhida

Marcar o calendário na parede.

Preenchimento do calendário individual.
Contagem oral e registro
Rodinha: conversa informal sobre o dia internacional da mulher contando a história que originou a criação da data, a importância da mulher na sociedade, profissões desenvolvidas por mulheres, etc

Mural sobre o Dia Internacional da mulher. Recortar e colar fotos de mulheres escolhidas em revistas no mural.


Apresentação de fotos de ruas e bairros de Salvador. Conversa sobre o bairro onde as crianças moram e estudam. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos: o que há no nosso bairro. Desenhando o nosso bairro.
Observar tudo que há no caminho da escola para casa e registrar em desenho no caderno.


Sexta-Feira 08.03.2012

A combinar (em breve postarei o planejamento desse dia)





0 comentários:

Postar um comentário