0

Planejamento nº2


PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR – PMS
Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECULT     Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP


PLANO QUINZENAL Nº 02

ESCOLA: NOVO HORIZOENTE
CRE:

SEGMENTO: ENSINO FUNDAMENTAL I
ANO DE ESCOLARIZAÇÃO: 1º
TURNO: MAT/VESP
TURMA: A, B, C, D

PROFESSOR(AS):  ANA CRISTINA LAGO  E MÔNICA VELAME
BIMESTRE: I
DIAS: 12/03 A 23/03.2012

OBJETIVOS GERAIS DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO POR QUINZENA (O QUE DEVEM OS EDUCANDOS APRENDER?):

Identificar as vogais em diferentes contextos.
Realizar reconto.
Identificar personagens de histórias. Identificar inicio, meio e fim de história.
Associar letra bastão á cursiva.
Identificar as vogais em diferentes contextos.
Traçar vogais em bastão e cursiva.



DIA

ÁREA DO CONHECIMENTO
EIXO(S)


CONTEÚDO(S)


SITUAÇÃO DIDÁTICA



RECURSO(S)
Segunda-feira 12.03.12
Estudos da Sociedade




Matemática: Calendário


Sala de vídeo:


Lanche/Recreio


Atividade Interdisciplinar: Língua Portuguesa, Matemática e Artes





Tarefa de Casa:


Rotina;




Noção de tempo
Sequencia numérica

Conto de fadas: Cinderela





Identificação de personagens.
Reconto.
Letra inicial
Identificação de vogais
Quantidade de letras.
Discriminação de cores.


Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.

Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.                                   

**************************************************************************************************************************





Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
 Intervenções individuais.




Atividade xerografada sobre a história.
Calendário de parede

Calendário individual

Cadernos

Terça-feira 13.03.12
Inglês: Pró Maria Cláudia

Estudos da Sociedade /

Formação pessoal e social



Matemática: Calendário




Atividade Interdisciplinar: L.Portuguesa e Ciências Naturais

Lanche/Recreio
Continuação da atividade interdisciplinar.
Tarefa de Casa:


Rotina





Noção de tempo
Sequencia numérica



Poema: A abelha



Identificação e traçado da letra A.


Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.



Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.                                   


Na rodinha: Leitura pela professora e pseudo-leitura pelos alunos. Conversa sobre a importância desse animal para a natureza e para o homem (polinização/fabricação do mel e da cera). Curiosidades sobre as abelhas.

Destaque da palavra abelha no texto. Identificação da vogal A. Apresentação dos quatro tipos de letra A (as roupinhas da letra).
Contorno da letra cursiva. Associação entre a letra cursiva e bastão. Identificação e traçado da letra A cursiva e bastão.
Listagem no caderno de 5 palavras começadas pela letra A.
xerografado de L. portuguesa
Lousa
Cadernos
Atividade xerografada

Lápis de cor
Cartaz
Calendários

Quarta-feira 14.03.12

PARALISAÇÃO


**************************




Quinta-
feira 15.03.12

PARALISAÇÃO                       



**************************


Sexta-
feira 16.03.12

PARALISAÇÃO                       

                       


**************************


                                                  Segunda- feira 19.03.12

Estudos da Sociedade Formação pessoal e social/Oralidade

Matemática: Calendário


Sala de vídeo:

Lanche/Recreio

Atividade Interdisciplinar: Língua Portuguesa e Matemática/Artes





Tarefa de Casa: Língua Portuguesa

Rotina:




Noção de tempo
Sequencia numérica


Conto de fadas: O Patinho Feio


Sequencia lógica da história através de legendas.
Reprodução gráfica da história.
Identificação de personagem principal
Reconto.
Probleminhas de adição simples.

Identificação de vogais
Identificação de personagem principal
Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.

Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.                                   



**************************************************************************************************************************


Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
 Intervenções individuais.
Destaque das vogais da palavra pato. Identificação e traçado da letra o em bastão e cursiva.
Apresentação das roupinhas do o
Listagem no caderno de 5 palavras começadas pela letra O.


Atividade xerografada sobre a história: caça-letras.
Lousa
Cadernos
Cartaz
Atividades xerografadas
Calendários

                                              Terça-Feira 20.03.12



Inglês: Pró Maria Cláudia

Estudos da Sociedade Formação pessoal e social/Oralidade

Matemática: Calendário




Língua Portuguesa




Lanche /Recreio


Estudos da Sociedade Formação pessoal e social/Ciências Naturais

Tarefa de Casa: Matemática



Rotina




Noção de tempo
Sequencia numérica


Retomada da história do dia anterior: O patinho feio






Eu sou assim... (características pessoais)


Contagem, sequencia numérica e traçado de numerais até 5 (revisão)

Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.

Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.                                   

Destaque das vogais da palavra pato.

Traçado em bastão e cursiva da letra O.
Pesquisa em jornais e revistas da letra O para colar no caderno.
Diferenciação da letra O e do numeral 0.






Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
 Intervenções individuais.

Atividade xerografada ou escrita no caderno.
Cadernos
Calendários

Atividades xerografadas
Cola
Tesouras
Revistas
Lousa

Lápis de cor
Quarta-Feira 21.03.12

Artes: Pró Celene

Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade


Matemática: Calendário




Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Projeto Trimestral




Lanche/ Recreio

Matemática:

Tarefa de Casa:
Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Projeto Trimestral



Rotina




Noção de tempo
Sequencia numérica



Projeto Só se ama aquilo que se conhece(desenvolvimento de atividades não realizadas na quinzena anterior)-
O nosso bairro




Numeração até 10.
Noção de adição de unidades.

O nosso bairro



Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.

Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.                                   




Rodinha:
Apresentação de fotos de ruas e bairros de Salvador. Conversa sobre o bairro onde as crianças moram e estudam. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos: o que há no nosso bairro. Desenhando o nosso bairro.





Atividade xerografada.
Distribuição de atividades xerografadas,
Orientação geral para realização das atividades.
 Intervenções individuais.


Observar tudo que há no caminho da escola para casa e registrar em desenho no caderno.





Quinta-Feira 22.03.12

Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade



Matemática: Calendário





Atividade Interdisciplinar: Língua Portuguesa, Estudos da Sociedade/Ciências Naturais







Lanche/ Recreação

Língua Portuguesa:






Tarefa de Casa: Matemática
Rotina





Noção de tempo
Sequencia numérica.




Dia Mundial da Água
Leitura e oralidade
Reconto
Ciclo da água
Importância da agua para os seres vivos
Utilidades da agua
Doenças causadas pela poluição da agua



Poema: água da fonte
Revisando a letra A: identificação e traçado.
Apresentação da vogal u com suas roupinhas- identificação e traçado.

Sequencia numérica até 15

Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.


Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.                                   




Rodinha: Contando uma linda história: A Gotinha Plim-Plim
Exploração oral da história, valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, representação gráfica do ciclo da água apresentado na história, listagem oral das utilidades da água e dos cuidados necessários para com ela.
















Contar as gotinhas de água do poema e  seguida registrar os numerais de 1 até 15 no caderno.


Sexta-Feira 23.03.12


Estudos da Sociedade /
Formação pessoal e social/Oralidade


Calendário:


Revisão de conteúdos trabalhados na quinzena

Atividade manual: massinha

Lanche/ Recreação


Revisão de conteúdos trabalhados na quinzena







Rotina;




Noção de tempo
Sequencia numérica




Coordenação motora




Acolhida
Acolhida
Horário do banheiro
Chamada: Registro na caderneta. Questionamento sobre o número de alunos presentes e ausentes.
Entrega de cadernos.

Questionamentos: Que data é hoje? Qual dia da semana? Em que ano estamos? Que data foi ontem e qual será amanhã?
Registro da data no calendário individual.                                   




Criação livre

Criação livre com a massinha.


Observação: A escolha dos conteúdos e atividades para a revisão quinzenal varia de acordo com as dificuldades e especificidades de cada turma.


0 comentários:

Postar um comentário