0

Apresente o Sistema Solar às crianças!



Elas vão adorar descobrir que, além do Sol, da Lua e das estrelas que, nas grandes cidades ficam parcialmente ocultos devido à poluição, há mais oito planetas, diversos satélites naturais e outros corpos menores


Objetivos:
★ Acrescentar conhecimento ao universo do saber infantil.
 Evidenciar a amplitude e a complexidade do universo.
 Possibilitar a identificação dos planetas do Sistema Solar.

Faixa etária:
Crianças a partir do 2
° ano.

Foto: astronomiaamadora.net
Terra vista da Estação Espacial Internacional (ISS)

Para começar a viagem espacial com as crianças, explique que sistema solar, além de ser um dos braços da Via Láctea, é formado pelo Sol, por oito planetas com seus respectivos satélites e mais de 1.700 corpos celestes menores, entre os quais cometas e asteroides.

Todos esses corpos, de forma simplificada, giram em torno do Sol, que é a estrela mais próxima da Terra. As demais, que são aqueles pequenos pontos de luz que vemos à noite, estão muito distantes de nosso planeta e integram outros sistemas.

Os planetas do Sistema Solar
Os planetas do Sistema Solar são oito: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Entre eles, os menores e mais próximos do Sol são compostos de rochas e metais:
Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Já os maiores e mais distantes do Sol são gasosos. Logo, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são planetas formados basicamente por hidrogênio e hélio!

Importante lembrar
Até agosto de 2006, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. Desde então, ele passou a ser classificado como um planeta-anão que, por sua vez, é um corpo celeste que orbita em torno do Sol, tem gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), mas que não apresenta uma órbita desimpedida, devido aos repletos pequenos objetos que entram em seu caminho.

Para saber mais:
 Estrelas e Planetas - Guia Prático, de Rebeca Kingsley (Editora Nobel).
 Nossa Estrela: O Sol / Coleção Temas Atuais de Física, de Adriana V. R. Silva (Editora Livraria da Física).
 O Universo , o Sistema Solar e a Terra - Descobrindo as Fronteiras do Universo,de Elian Alabi Lucco e Anselmo Lazaro Branco (Editora Atual).
Os Planetas, de Dava Sobel (Editora Companhia das Letras). 
 Os Segredos do Sistema Solar*, de Paulo Sergio Bretones (Editora Atual).
 Distribuição e características dos planetas
Mercúrio: é o planeta mais próximo do Sol e o menor de todos eles. Mesmo assim, ele fica a 57.910.000 km do astro-rei e, em consequência, sua temperatura média é altíssima: 800 ºC. Já o seu diâmetro é de apenas 4.878 km. Vênus: é o segundo planeta mais próximo do Sol e o mais brilhante de todos. Ele fica a 108.200.000 km do astro-rei. Sua temperatura média é de 480 ºC e seu diâmetro é de 12.103,6 km. Terra: é o terceiro planeta a partir do Sol e o quinto maior do Sistema Solar. Até hoje, é considerado o único capaz de suportar vida. A 149.600.000 km do astro-rei, sua temperatura média é de 15 ºC e seu diâmetro é de 12.756.3 km.
 
Marte: em virtude da própria cor, o quarto corpo celeste a partir do astro-rei é conhecido como planeta vermelho. Ele fica a 227.940.000 km do Sol. Muito frio, sua temperatura média é de -63 ºC. Seu diâmetro é de 6.794 km. Júpiter: é o quinto planeta a partir do astro-rei e o maior de todos eles. Com um diâmetro de 142.984 km, ele consegue ser mais frio que Marte, já que sua temperatura média é de -150 ºC. Além disso, ele fica a 778.330.000 km do Sol. Saturno: é o sexto planeta a partir do Sol e bem famoso: além dos anéis formados por partículas de rocha e gelo, ele possui o maior número de luas! Com uma temperatura média de -130 ºC, ele fica a 1.429.400.000 km do astro-rei e tem 120.536 km de diâmetro.
Urano: é o sétimo planeta a partir do Sol e o único que gira em paralelo com a própria órbita - já os demais giram de forma perpendicular. Com um diâmetro 51.118 km e uma temperatura média de - 214 ºC, ele fica a 2.870.990.000 km do astro-rei. Netuno: é o oitavo planeta a partir do Sol e o mais distante deles. Semelhante ao Urano, ele se destaca pela cor azulada. Com um diâmetro de 49.528 km e uma temperatura média de -220 ºC, ele fica a 4.504.000.000 km do astro-rei.

Anote!
Com exceção da Terra, todos os demais planetas têm nomes de deuses da mitologia grega e romana:
 Mercúrio: mensageiro dos deuses
 Vênus: deusa do Amor
 Marte: deus da guerra
 Júpiter: deus dos deuses
 Saturno: deus da agricultura
 Urano: deus dos céus
 Netuno: deus do mar

Dica de leitura!
 Meu 1º Larousse Nosso Planeta
Como foi formado o planeta Terra? Como surgiu a vida aqui? E o homem? Qual a sua participação nessa história? Como o ser humano pode fazer para não destruir esse belo planeta? Todo mundo tem muita curiosidade para saber como surgiu a vida na Terra, como se manteve e se modificou. Isso tudo é cercado de muito mistério que somente a ciência pode nos contar de maneira eficaz.
Editora: Larousse Jovem
Preço: R$44,90

Sugestões para trabalhar o tema
 No laboratório de informática, divida a criançada em duplas e trabalhe a animação do sitehttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf. Além de propor uma viagem ao Sistema Solar, ele traz uma série de conceitos, enquanto faz diversas comparações entre os planetas, a partir das principais diferenças existentes entre eles.
 Ainda em duplas, faça com que os alunos pesquisem - em livros e na internet - sobre um planeta e suas características (tipo de órbita, duração do movimento de rotação e translação, números de satélites, visitas e fotografias feitas por equipamentos lançados da Terra etc) para, depois, expor aos demais os resultados e as descobertas realizadas durante a execução do trabalho.


Fonte:http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/95/apresente-o-sistema-solar-as-criancas-elas-vao-adorar-255496-1.asp

0 comentários:

Postar um comentário