Organizando as Janelas do GIMP

Depois de instalar o GIMP, observei atentamente as suas ferramentas e vi que realmente ele não deixa a desejar em relação ao Photoshop e nem ao Paint Shop Pro. Citei esses dois porque já estou acostumada a "futucá-los".
Algo que me incomoda muito no GIMP é o fato das três janelas que o compõem virem soltas. 
Creio que para quem já está "fera" no uso desse programa, isso não faça muita diferença. Mas para mim que não tenho intimidade com ele é complicado. E foi mexendo daqui, mexendo dalí, e  percebi também que apenas a janela principal tem o comando para  minimizar ou maximizar, e que quando o fazemos as outras janelas vão junto. Elas são dependentes uma da outra, coisa que eu acho que atrapalha ainda mais quem está começando.


Pesquisando na net , achei um tutorial que ensina a tornar as três janelas independentes uma da outra. Pra mim essa configuração facilita mais o uso do programa, porém isso é uma questão de gosto.
A sugestão que eu dou é experimentar as duas formas e escolher aquela que melhor te satisfaça. 


Então vamos lá!


1- Abra o Gimp clicando 2x no ícone (a raposa) da área de trabalho.


2- Aparecerá a tela de inicialização.
3- Abrem-se as janelas do programa.
4- Vá até a janela principal e clique em EDITAR. Logo depois em PREFERÊNCIAS.
5- Agora, na janela que se abrir, do lado esquerdo, clique em GERENCIAMENTO DE JANELAS.
6- Observe que o tipo de janela marcado no diretório é Janela de utilidade. 
7- Selecione a aba JANELA NORMAL nas duas caixinhas seletoras.
8- Agora clique no botão OK.
9- Agora o programa solicitará a sua reinicialização para que as alterações sejam salvas. Para isso basta que vc clique em OK na caixa que se abriu.
10- Pronto, agora ao abrir o programa vc poderá perceber que as três janelas terão a opção maximizar/minimizar e vc poderá manipulá-las de forma independente.
Espero que tenha sido útil.
Bjs

0 comentários:

Postar um comentário