0

Mudanças

Boa noite!

Dei uma passadinha para compartilhar as minhas novidades.
Iniciei o ano letivo de 2013 meio apreensiva: mudança de gestão municipal, novas diretrizes, novos programas educativos, muitas dúvidas e inseguranças.
Não dá para tecer muitos comentários pois é um turbilhão de informações que precisam ser "digeridas".
Na rede municipal de Salvador venho numa trajetória de 15 anos de uma proposta interacionista de alfabetização e letramento, entre erros e acertos chegamos a um trabalho para formação integral do cidadão onde prioriza-se a leitura e compreensão do mundo que o cerca.
Nessa segunda-feira infelizmente ao ser apresentada a nova proposta de alfabetização adotada pela Rede Municipal de Educação de Salvador percebo o enorme risco que corremos de retroceder no tempo, na história e na qualidade do ensino oferecido a nossas crianças. Pelo que pude perceber nesse primeiro momento(espero que eu esteja completamente equivocada) o programa pauta-se na priorização da alfabetização através da decodificação de símbolos  É algo muito parecido com a antiga silabação. Não que seja totalmente contra os métodos tradicionais de alfabetização mas me assustei ao perceber a pouca enfase dada ao letramento.
Não quero ficar discursando sobre algo do qual ainda não me apropriei, mas realmente estou assustada.No entanto, seja   como for anos de experiencia me levam a crer que as "camisas de força" são atadas ou desatadas por nós. Tudo em educação é flexível e adaptável. Meu objetivo não é criticar e sim continuar me esforçando para auxiliar meus alunos a aprender. 
Gostaria muito de pedir ajuda a minhas amigas blogueiras e educadoras que me ajudem a compreender essa nova proposta (que me pareceu mais velha do que nunca) dando-me maiores informações, opiniões e relatos de experiencias. A SMED (antiga SECULT) fechou parceria com o Instituto Alfa & Beto e usará em 2013 o programa do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1. Fui apresentada nesse primeiro dia de formação (Jornada Pedagógica) ao material do 1º ano: livros de caligrafia, cartilha, muitos manuais passo a passo para o professor... Como já disse essas foram somente as primeiras impressões preciso analisar melhor o material e coletar o máximo de informações possíveis. Para isso conto com ajuda de vocês.

Bjkas

0 comentários:

Postar um comentário