Em
2012, minha escola ou melhor dizendo a Secretaria Municipal Educação de
Salvador, adotou um programa de alfabetização muito bacana para as
turmas de 1º ano, o Pacto Estadual pela Alfabetização. Já falei dele no
blog e também recebemos um projeto muito bom para adotarmos com o
primeiro ano, O Projeto Trilhas da Natura. Infelizmente a primeira e
unica formação para apresentação da proposta ocorreu em junho se não me
falha a memória e mais nada. Recebemos uma caixa com de livros de
literatura maravilhosos, mas faltou a caixa de jogos e os cadernos de
textos para orientação do professor. Conciliamos os livros com a
proposta do Pacto que usava a literatura para despertar o prazer do
aluno pela leitura, porém não conseguimos utilizar o Trilhas
propriamente dito. Esse ano fiquei sabendo que vai haver continuidade do
projeto em meu municipio e consegui através do portal pedir o material
que faltou. Todo o material e orientações estão disponibilizados no site
porém não temos como reproduzí-lo para utilizar em sala eis aí o
entrave.
Como
a nossa Caixinha Mágica de Idéia objetiva socializar, compartilhar e
auxiliar educadores e pais resolvi disponibilizar o material e quem
tiver interesse e possibilidade de reproduzi-lo fique à vontade.
Para vizualizar o material é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.
Antes de baixar leia com atenção:
O que é?
O Projeto TRILHAS é uma iniciativa
do Ministério da Educação e do Instituto Natura.
Tem como foco apoiar o trabalho
docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as
crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.
Conta com uma Rede de Ancoragem que apóia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O TRILHAS envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.
Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura Crer para Ver. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil.
Conta com uma Rede de Ancoragem que apóia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O TRILHAS envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.
Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura Crer para Ver. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil.
Caderno de estudos – Projeto Trilhas
Trilhas para Abrir o Apetite Poético
Este caderno faz parte do conjunto de material Trilhas.
Ele é um instrumento de estudo elaborado para o professor.
Nele você encontra as teorias e os conceitos que embasam as
atividades propostas nos cadernos de orientação Trilhas para
Abrir o Apetite Poético.
Parlendas
Esse Caderno de Orientações foi elaborado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com parlendas.
São propostas que possibilitam, por parte das crianças, o estabelecimento
de relações entre a linguagem e a sonoridade favorecendo a interação com
a linguagem, a apreciação e a experiência com a materialidade da palavra
em si.
Histórias Rimadas
Esse Caderno de Orientações foi elaborado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele você encontra oito atividades que possibilitam trabalhar com a
narrativa em versos, a musicalidade, a brevidade e a criação de situações
de brincadeiras apoiadas na sonoridade das palavras.
São propostas que favorecem a memorização e a incorporação de um vocabulário significativo por parte das crianças.
Canções
Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele
você encontra oito atividades que, por trabalharem com as canções,
podem favorecer a memorização, a constância melódica e situações de
interação e movimento entre as crianças.
São
propostas que favorecem a descoberta da relação entre o oral e o
escrito, a brincadeira ritmada e a relação entre letra e melodia.
Poemas
Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com poemas.
São
propostas que proporcionam situações de recitação e leitura cadenciada
favorecendo a aprendizagem dos aspectos sonoros da língua e a reflexão
sobre as relações entre o oral e o escrito.
Trilhas para Ler e Escrever Textos
Este caderno faz parte do conjunto de material Trilhas.
Ele é um instrumento de estudo elaborado para o professor.
Nele
você encontra as teorias e os conceitos que embasam as atividades
propostas nos cadernos de orientação Trilhas para Ler e Escrever Textos.
Histórias com Engano
Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele
você encontra um total de oito atividades que foram elaboradas para o
professor trabalhar as histórias com engano na sala de aula.
Esse tipo de história favorece o entendimento da diferença entre ação e intenção.
Histórias Clássicas
Esse Caderno de Orientações foi pensado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele
você encontra oito atividades para serem trabalhadas com textos
clássicos, favorecendo a inserção das crianças em um repertório cultural
e universal.
São
propostas que dão atenção especial à organização temporal e hierárquica
dos acontecimentos e à caracterização dos personagens.
Histórias com Repetição
Esse Caderno de Orientações foi pensado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Esse Caderno de Orientações foi pensado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com textos de repetição.
São
propostas que dão atenção especial às situações de leitura
participativa e que podem favorecer a compreensão e memorização do texto
pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.
Histórias com Acumulação
Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor com as crianças.
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com textos de acumulação.
São
propostas que dão atenção especial às situações de leitura
participativa e que podem favorecer a compreensão e memorização do texto
pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.
Histórias de animais
Esse Caderno de Orientações foi elaborado especialmente para o professor trabalhar as fábulas junto às crianças.
Nele
você encontra oito atividades que dão atenção especial à personificação
dos animais na história, à estrutura do texto, à sequência dos fatos
ocorridos
e aos diálogos dos personagens, ampliando a maneira como se costuma trabalhar este tipo de texto em sala de aula.
Caderno de jogos
Este caderno faz parte do conjunto de material Trilhas.
Ele
foi elaborado para apoiar o professor no planejamento de brincadeiras e
jogos em que as crianças aprendem sobre a língua e o sistema de
escrita.
Nele
você encontra informações e orientações sobre as brincadeiras de faz de
conta e os jogos linguísticos que acompanham o material.
Orientações e Cartelas de Jogos – Projeto Trilhas
Jogo Contrários
O jogo consiste em formar pares de palavras contrárias.
Neste
jogo as crianças têm a oportunidade de enriquecer sua compreensão sobre
as palavras ao terem o desafio de colocá-las em relação com outras.
Por se tratar de um jogo de contrários, as crianças são convidadas a pensar no significado das palavras.
Além
do enriquecimento lexical (considerando que manipulam as palavras,
colocando-as em relação pelo seu significado), há também um trabalho
cognitivo envolvido nessa rede de relações que se constrói (ou se
exercita), quando se propõe às crianças que reflitam sobre o contrário
de uma palavra.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.
Jogo Que Brinquedo É Esse?
O jogo consiste em encontrar o nome correspondente da imagem sorteada.
Neste
jogo, as crianças têm o desafio de identificar, diante de um conjunto
de nomes de brinquedos, aquele que se refere à imagem sorteada.
Para isso, elas deverão analisar a escrita dos nomes a partir das sequências sonoras que os compõem.
Ao serem desafiadas a identificar o nome correspondente à figura sorteada,
Ao serem desafiadas a identificar o nome correspondente à figura sorteada,
as crianças utilizam o conhecimento que têm sobre as letras (especialmente
os
nomes das letras) e sobre as palavras cuja escrita já é conhecida ( o
próprio nome e o nome dos colegas, outras palavras que apareçam com
frequência na classe).
Clique aqui para baixar as Regras do Jogo
Clique aqui para baixar as Regras do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.
Jogo Nomes Escondidos
Trata-se de um jogo em que as crianças identificam uma palavra com sentido conhecido e usual dentro de outra que possui, por sua vez, outro significado. Por exemplo, a palavra PATO dentro da palavra SAPATO.
Dessa forma, coloca-se em jogo a relação entre a forma sonora e gráfica de um lado e o significado de outro.
Neste jogo as crianças têm o desafio de, a partir da análise oral das palavras
Neste jogo as crianças têm o desafio de, a partir da análise oral das palavras
e
com o apoio das formas escritas, refletir sobre a estrutura sonora da
língua e algumas propriedades do sistema de escrita alfabética.
Isso
porque ao terem de buscar as palavras escondidas, elas podem ler partes
das palavras, observando a relação parte-todo, e fazer relações entre o
oral e o escrito.
Clique aqui para baixar as Regras do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas Amarelas do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas Azuis do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas Amarelas do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas Azuis do Jogo
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Jogo Rimas
O jogo consiste em encontrar imagens de palavras que rimem completando
a cartela.
Neste jogo, as crianças têm o desafio de identificar nomes que rimem com
as imagens das cartelas. Ao fazer essa correspondência, as crianças podem
se apoiar tanto na sílaba oral, ao dizer o nome das imagens, quanto na
forma
gráfica dos nomes escritos. Esse desafio favorece a consciência
fonológica (reflexão sobre os segmentos sonoros das palavras), na
medida
em
que precisam reconhecer as rimas, o que é uma importante habilidade
relacionada ao desenvolvimento da consciência fonológica.
Além disso, as crianças podem relacionar oral e escrito, isolar formas orais (sonoras) e estabelecer correspondências.
Clique aqui para baixar as Regras do Jogo
Clique aqui para baixar as Bases do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo
Clique aqui para baixar as Bases do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo
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Jogo Bichos Malucos
O jogo consiste em juntar partes existentes, representados em imagens, formando novos bichos.
Também é preciso inventar um nome para o bicho maluco, usando parte dos nomes dos bichos que deram origem a ele.
Neste jogo as crianças têm o desafio de criar novos nomes de animais, a
Neste jogo as crianças têm o desafio de criar novos nomes de animais, a
partir de seus nomes originais.
Ele
favorece que as crianças compreendam que os nomes dos animais
representam uma unidade de sentido (palavras) e, ao unir dois nomes para
criar um novo, este passa também a ser uma unidade de sentido.
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Jogo Descubra o Invasor
O jogo consiste em encontrar, dentro de uma cartela com quatro imagens, aquela que não se inicia com a mesma sílaba oral que as demais, identificando assim, a palavra chamada de “invasora”.
Neste
jogo as crianças têm o desafio de identificar que algo no modo como é
dita a palavra invasora não segue o padrão das demais.
Esse
desafio favorece a consciência fonológica sobre as palavras que começam
com a mesma sílaba oral (o que chamamos de aliteração nas sílabas
iniciais).
Clique aqui para baixar as Regras do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo- Parte I
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo- Parte II
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo- Parte I
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo- Parte II
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Jogo Batalha dos Nomes
O jogo consiste em comparar o tamanho dos nomes dos animais representados nas cartas.
Neste
jogo as crianças têm o desafio de identificar, a partir das imagens
representadas nas cartas, qual dos nomes possui a maior sequência
sonora.
Ao
terem de dizer o nome das imagens em voz alta, para compará-las quanto
ao seu tamanho, as crianças podem observar que as palavras são compostas
por unidades sonoras menores.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.
Jogo Mercado
O jogo consiste em organizar as imagens de alimentos cujos nomes se iniciam com a mesma sílaba oral, como, por exemplo, CAJU e CAQUI.
Neste
jogo, as crianças têm o desafio de identificar, no modo como é dito o
nome dos alimentos, aqueles que se parecem e, por isso, podem ficar na
mesma sacola de compras.
Esse desafio favorece a consciência fonológica sobre as palavras que
começam com a mesma sílaba oral (o que chamamos de aliteração nas sílabas iniciais).
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.
Jogo Agrupando Imagens
Este jogo consiste em reconhecer a imagem e seu nome a partir do campo semântico ( um conjunto de palavras unidas pelo sentido) sorteado.
Por
se tratar de um jogo onde as crianças são desafiadas a selecionar uma
imagem que faça parte de um campo semântico determinado e reconheça o
seu nome, favorece que elas atentem para o significado das
palavras,considerando que manipulam os nomes, selecionando-os a partir
de seu significado, e ampliem seu vocabulário, ao identificar,
classificar as imagens presentes.
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/04/caderno-de-estudos-trilhas-para-abrir-o.html
http://www.portaltrilhas.org.br/PortalTrilhas.html
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