0

Projeto Trilhas

Em 2012, minha escola ou melhor dizendo a Secretaria Municipal Educação de Salvador, adotou um programa de alfabetização muito bacana para as turmas de 1º ano, o Pacto Estadual pela Alfabetização. Já falei dele no blog e também recebemos um projeto muito bom para adotarmos com o primeiro ano, O Projeto Trilhas da Natura. Infelizmente a primeira e unica formação para apresentação da proposta ocorreu em junho se não me falha a memória e mais nada. Recebemos uma caixa com de  livros de literatura maravilhosos, mas faltou a caixa de jogos e os cadernos de textos para orientação do professor. Conciliamos os livros com a proposta do Pacto que usava a literatura para despertar o prazer do aluno pela leitura, porém não conseguimos utilizar o Trilhas propriamente dito. Esse ano fiquei sabendo que vai haver continuidade do projeto em meu municipio e consegui através do portal pedir o material que faltou. Todo o material e orientações estão disponibilizados no site porém não temos como reproduzí-lo para utilizar em sala eis aí o entrave.
Como a nossa Caixinha Mágica de Idéia objetiva socializar, compartilhar e auxiliar educadores e pais resolvi disponibilizar o material e quem tiver interesse e possibilidade de reproduzi-lo fique à vontade.

Para vizualizar o material é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.

Antes de baixar leia com atenção:

O que é?




O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura. Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e  escrita  com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.

Conta com uma Rede de Ancoragem que apóia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.

O TRILHAS envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.

Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura Crer para Ver. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil.

Caderno de estudos – Projeto Trilhas

Trilhas para Abrir o Apetite Poético



Este caderno faz parte do conjunto de material Trilhas.
Ele é um instrumento de estudo elaborado para o professor.
Nele você encontra as teorias e os conceitos que embasam as
atividades propostas nos cadernos de orientação Trilhas para
Abrir o Apetite Poético.


Parlendas



Esse Caderno de Orientações foi elaborado especialmente para uso do professor junto às crianças. 
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com parlendas.
São propostas que possibilitam, por parte das crianças, o estabelecimento
de relações entre a linguagem e a sonoridade favorecendo a interação com
a linguagem, a apreciação e a experiência com a materialidade da palavra
em si.


Histórias Rimadas

Esse Caderno de Orientações foi elaborado especialmente para uso do professor junto às crianças. 
Nele você encontra oito atividades que possibilitam trabalhar com a 
narrativa em versos, a musicalidade,  a brevidade e a criação de situações
de brincadeiras apoiadas na sonoridade das palavras. 
São propostas que favorecem a memorização e a incorporação de um vocabulário significativo por parte das crianças.




Canções


Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor junto às crianças.


Nele você encontra oito atividades que, por trabalharem com as canções, podem favorecer a memorização, a constância melódica e situações de interação e movimento entre as crianças.
São propostas que favorecem a descoberta da relação entre o oral e o escrito, a brincadeira ritmada e a relação entre letra e melodia.




Poemas




Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor junto às crianças.
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com poemas. 
São propostas que proporcionam situações de recitação e leitura cadenciada favorecendo a aprendizagem dos aspectos sonoros da língua e a reflexão 
sobre as relações entre o oral e o escrito.


Trilhas para Ler e Escrever Textos



Este caderno faz parte do conjunto de material Trilhas. 
Ele é um instrumento de estudo elaborado para o professor. 
Nele você encontra as teorias e os conceitos que embasam as atividades propostas nos cadernos de orientação Trilhas para Ler e Escrever Textos.


Histórias com Engano



Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor junto às crianças. 
Nele você encontra um total de oito atividades que foram elaboradas para o professor trabalhar as histórias com engano na sala de aula. 
Esse tipo de história favorece o entendimento da diferença entre ação e intenção.



Histórias Clássicas


Esse Caderno de Orientações foi pensado especialmente para uso do professor junto às crianças. 
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com textos clássicos, favorecendo a inserção das crianças em um repertório cultural e universal. 
São propostas que dão atenção especial à organização temporal e hierárquica dos acontecimentos e à caracterização dos personagens.



Histórias com Repetição

Esse Caderno de Orientações foi pensado especialmente para uso do professor junto às crianças. 
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com textos de repetição. 
São propostas que dão atenção especial às situações de leitura participativa e que podem favorecer a compreensão e memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.



Histórias com Acumulação

Esse Caderno de Orientações foi formulado especialmente para uso do professor com as crianças. 
Nele você encontra oito atividades para serem trabalhadas com textos de acumulação. 
São propostas que dão atenção especial às situações de leitura participativa e que podem favorecer a compreensão e memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.



Histórias de animais



Esse Caderno de Orientações foi elaborado especialmente para o professor trabalhar as fábulas junto às crianças. 
Nele você encontra oito atividades que dão atenção especial à personificação dos animais na história, à estrutura do texto, à sequência dos fatos ocorridos 
e aos diálogos dos personagens, ampliando a maneira como se costuma trabalhar este tipo de texto em sala de aula.



Caderno de jogos


Este caderno faz parte do conjunto de material Trilhas. 
Ele foi elaborado para apoiar o professor no planejamento de brincadeiras e jogos em que as crianças aprendem sobre a língua e o sistema de escrita. 
Nele você encontra informações e orientações sobre as brincadeiras de faz de conta e os jogos linguísticos que acompanham o material.

 

Orientações e Cartelas de Jogos – Projeto Trilhas

 

 


Jogo Contrários



O jogo consiste em formar pares de palavras contrárias.
Neste jogo as crianças têm a oportunidade de enriquecer sua compreensão sobre as palavras ao terem o desafio de colocá-las em relação com outras. 
Por se tratar de um jogo de contrários, as crianças são convidadas a pensar no significado das palavras. 
Além do enriquecimento lexical (considerando que manipulam as palavras, colocando-as em relação pelo seu significado), há também um trabalho cognitivo envolvido nessa rede de relações que se constrói (ou se exercita), quando se propõe às crianças que reflitam sobre o contrário de uma palavra.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.


Jogo Que Brinquedo É Esse?



O jogo consiste em encontrar o nome correspondente da imagem sorteada.
Neste jogo, as crianças têm o desafio de identificar, diante de um conjunto de nomes de brinquedos, aquele que se refere à imagem sorteada. 
Para isso, elas deverão analisar a escrita dos nomes a partir das sequências sonoras que os compõem.
Ao serem desafiadas a identificar o nome correspondente à figura sorteada, 
as crianças utilizam o conhecimento que têm sobre as letras (especialmente 
os nomes das letras) e sobre as palavras cuja escrita já é conhecida ( o próprio nome e o nome dos colegas, outras palavras que apareçam com frequência na classe).
Clique aqui para baixar as Regras do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.


Jogo Nomes Escondidos


Trata-se de um jogo em que as crianças identificam uma palavra com sentido conhecido e usual dentro de outra que possui, por sua vez, outro significado. Por exemplo, a palavra PATO dentro da palavra SAPATO. 

Dessa forma, coloca-se em jogo a relação entre a forma sonora e gráfica de um lado e o significado de outro.
Neste jogo as crianças têm o desafio de, a partir da análise oral das palavras 
e com o apoio das formas escritas, refletir sobre a estrutura sonora da língua e algumas propriedades do sistema de escrita alfabética. 
Isso porque ao terem de buscar as palavras escondidas, elas podem ler partes das palavras, observando a relação parte-todo, e fazer relações entre o oral e o escrito.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.



Jogo Rimas



O jogo consiste em encontrar imagens de palavras que rimem completando 
a cartela.
Neste jogo, as crianças têm o desafio de identificar nomes que rimem com 
as imagens das cartelas. Ao fazer essa correspondência, as crianças podem 
se apoiar tanto na sílaba oral, ao dizer o nome das imagens, quanto na 
forma gráfica dos nomes escritos. Esse desafio favorece a consciência fonológica (reflexão sobre os segmentos sonoros das palavras), na medida 
em que precisam reconhecer as rimas, o que é uma importante habilidade relacionada ao desenvolvimento da consciência fonológica. 
Além disso, as crianças podem relacionar oral e escrito, isolar formas orais (sonoras) e estabelecer correspondências.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.



Jogo Bichos Malucos


O jogo consiste em juntar partes existentes, representados em imagens, formando novos bichos. 

Também é preciso inventar um nome para o bicho maluco, usando parte dos nomes dos bichos que deram origem a ele.
Neste jogo as crianças têm o desafio de criar novos nomes de animais, a 
partir de seus nomes originais. 
Ele favorece que as crianças compreendam que os nomes dos animais representam uma unidade de sentido (palavras) e, ao unir dois nomes para criar um novo, este passa também a ser uma unidade de sentido.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.




Jogo Descubra o Invasor



O jogo consiste em encontrar, dentro de uma cartela com quatro imagens, aquela que não se inicia com a mesma sílaba oral que as demais, identificando assim, a palavra chamada de “invasora”.
Neste jogo as crianças têm o desafio de identificar que algo no modo como é dita a palavra invasora não segue o padrão das demais. 
Esse desafio favorece a consciência fonológica sobre as palavras que começam com a mesma sílaba oral (o que chamamos de aliteração nas sílabas iniciais).
Clique aqui para baixar as Regras do Jogo
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo- Parte I
Clique aqui para baixar as Cartelas do Jogo- Parte II
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.



Jogo Batalha dos Nomes


O jogo consiste em comparar o tamanho dos nomes dos animais representados nas cartas.

Neste jogo as crianças têm o desafio de identificar, a partir das imagens representadas nas cartas, qual dos nomes possui a maior sequência sonora. 
Ao terem de dizer o nome das imagens em voz alta, para compará-las quanto ao seu tamanho, as crianças podem observar que as palavras são compostas por unidades sonoras menores.
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.


Jogo Mercado



O jogo consiste em organizar as imagens de alimentos cujos nomes se iniciam com a mesma sílaba oral, como, por exemplo, CAJU e CAQUI.
Neste jogo, as crianças têm o desafio de identificar, no modo como é dito o nome dos alimentos, aqueles que se parecem e, por isso, podem ficar na mesma sacola de compras. 
Esse desafio favorece a consciência fonológica sobre as palavras que 
começam com a mesma sílaba oral (o que chamamos de aliteração nas sílabas iniciais).
OBS: Para visualizar os conteúdos acima é necessário ter instalado em sua máquina um leitor de PDF.




Jogo Agrupando Imagens



Este jogo consiste em reconhecer a imagem e seu nome a partir do campo semântico ( um conjunto de palavras unidas pelo sentido) sorteado.
Por se tratar de um jogo onde as crianças são desafiadas a selecionar uma imagem que faça parte de um campo semântico determinado e reconheça o seu nome, favorece que elas atentem para o significado das palavras,considerando que manipulam os nomes, selecionando-os a partir de seu significado, e ampliem seu vocabulário, ao identificar, classificar as imagens presentes.
Fontes:

 http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/04/caderno-de-estudos-trilhas-para-abrir-o.html

 http://www.portaltrilhas.org.br/PortalTrilhas.html

0 comentários:

Postar um comentário