0

Trabalhando com receita

Sequência didática de uma Receita

1º momento:
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos:
v  Quem cozinha na sua casa?
v  Você já cozinhou?
v  Sua mãe usa receitas para cozinhar?

Combinar com os alunos de trazerem uma receita de casa no dia seguinte.

2º momento
Socialização das receitas, com a leitura da receita pelo aluno e a observação das receitas dos colegas.
Questão levantada pela professora:
v  O que tem em uma receita?
Registro das hipóteses.

3º momento:
A professora traz a receita escrita em um cartaz:
Leitura do texto pelos alunos.
A professora pergunta aos alunos:
v  Que tipo de texto é este?
v  Para que serve este texto?

A professora combina de preparar a receita com os alunos no dia seguinte.
Pergunta:
v  O que vamos precisar trazer para fazer a receita amanhã?
Registro do que cada um vai trazer.

4º momento:
Neste dia faremos a leitura da receita para sabermos se trouxemos todos os ingredientes. Em seguida vamos lendo a receita para prepará-la.
As crianças participam da preparação da receita e depois de pronta saboreamos o doce.

5º momento:
Para verificação das hipóteses levantadas:
A professora pergunta aos alunos:
v  Quais são as partes de uma receita?
v  Na receita que vocês trouxeram de casa tinham essas partes?
v  Por que é importante ter em uma receita os ingredientes e o modo de fazer?
v  Será que todas as receitas têm essas partes?

6º momento:
Trazer de livros de receitas para observação  e verificação das estruturas de receitas diversas.

0 comentários:

Postar um comentário