Sequência didática de uma Receita
1º momento:
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos:
v Quem cozinha na sua casa?
v Você já cozinhou?
v Sua mãe usa receitas para cozinhar?
Combinar com os alunos de trazerem uma receita de casa no dia seguinte.
2º momento
Socialização das receitas, com a leitura da receita pelo aluno e a observação das receitas dos colegas.
Questão levantada pela professora:
v O que tem em uma receita?
Registro das hipóteses.
3º momento:
A professora traz a receita escrita em um cartaz:
Leitura do texto pelos alunos.
A professora pergunta aos alunos:
v Que tipo de texto é este?
v Para que serve este texto?
A professora combina de preparar a receita com os alunos no dia seguinte.
Pergunta:
v O que vamos precisar trazer para fazer a receita amanhã?
Registro do que cada um vai trazer.
4º momento:
Neste dia faremos a leitura da receita para sabermos se trouxemos todos os ingredientes. Em seguida vamos lendo a receita para prepará-la.
As crianças participam da preparação da receita e depois de pronta saboreamos o doce.
5º momento:
Para verificação das hipóteses levantadas:
A professora pergunta aos alunos:
v Quais são as partes de uma receita?
v Na receita que vocês trouxeram de casa tinham essas partes?
v Por que é importante ter em uma receita os ingredientes e o modo de fazer?
v Será que todas as receitas têm essas partes?
6º momento:
Trazer de livros de receitas para observação e verificação das estruturas de receitas diversas.
0 comentários:
Postar um comentário