Bem mais produtivo que abordar temas relativos à obesidade é fazer com que as crianças tenham noções de higiene, nutrição e ainda aprendam a preparar alimentos de uma forma lúdica
|
A gastronôma Dulce Cristina, a partir dessa edição, será nossa consultora na seção Cozinha Pedagógica que, além de ensinar a criançada preparar alguns pratos, vai proporcionar um trabalho interdisciplinar muito gostoso
|
Já que aprender na prática é muito mais prazeroso, quando os alunos se envolvem em atividades que exigem o preparo de pratos, eles passam a escolher os alimentos de uma forma mais consciente, assimilam o que é nutrição saudável e, em paralelo, ainda se dedicam a uma série de conteúdos curriculares de uma forma muito mais divertida. É o que explica Dulce Cristina, a entrevistada deste mês, que vai nos surpreender com uma seção bem interessante na próxima edição. Formada em direito e gastronomia, a “nossa” chefe de cozinha já é bastante conhecida, pois atualmente participa de vários programas de TV e ainda colabora com diversas publicações.
No entanto, por ser mãe de uma menina de sete anos e estar consciente dos problemas que a obesidade acarreta para as crianças, ela também resolveu empregar seus conhecimentos para introduzir a cozinha pedagógica nas escolas.
De acordo com a proposta que Dulce elaborou, as crianças aprendem como manipular e transformar alimentos em pratos saudáveis, atraentes e muito gostosos, mas de forma interdisciplinar. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimentos curriculares, elas também se transformam em agentes multiplicadores de informações, que não irão se restringir somente à nutrição saudável. Confira a entrevista!
Dica de leitura!★Gato Xadrez no Jardim das DelíciasUm cheiro gostoso e um barulho horroroso despertam a curiosidade do Gato Xadrez que resolve se aventurar no jardim das delícias, uma divertida feira de alimentos. Lá ele conhece novos amigos e se diverte com a variedade de cores e sabores dos alimentos.
Autor: Bia Villela
Editora: Escala Educacional escalaeducacional.com.br Preço: R$ 21,90 |
Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I – Qual é o objetivo da cozinha pedagógica?
Dulce Cristina – Ela tem por objetivo difundir noções de culinária e hábitos alimentares saudáveis, mas sempre relacionando o tema com os conteúdos abordados em sala de aula. Dessa forma, além de interligá-lo com todas as matérias escolares, o aluno também terá a oportunidade de preparar seus próprios pratos para, então, degustar.
Dulce Cristina – Ela tem por objetivo difundir noções de culinária e hábitos alimentares saudáveis, mas sempre relacionando o tema com os conteúdos abordados em sala de aula. Dessa forma, além de interligá-lo com todas as matérias escolares, o aluno também terá a oportunidade de preparar seus próprios pratos para, então, degustar.
EF – Dê um exemplo prático: como trabalhar uma receita de modo interdisciplinar?
Dulce – Há vários exemplos, desde a leitura de receitas e de rótulos que ajudam trabalhar a alfabetização até o aprendizado de noções de quantidade, tempo e medidas, relativos à Matemática. Também dá para enfocar a nutrição e a saúde na disciplina de Ciências e os costumes e pratos típicos das regiões do Brasil e do mundo em História e Geografia.
Dulce – Há vários exemplos, desde a leitura de receitas e de rótulos que ajudam trabalhar a alfabetização até o aprendizado de noções de quantidade, tempo e medidas, relativos à Matemática. Também dá para enfocar a nutrição e a saúde na disciplina de Ciências e os costumes e pratos típicos das regiões do Brasil e do mundo em História e Geografia.
EF – A higiene pessoal e a dos alimentos também são abordadas nesse processo?
Dulce – Sim. De forma lúdica, os alunos apreendem a importância de lavar as mãos e os utensílios, prender os cabelos, esterilizar as verduras, frutas e demais alimentos.
Dulce – Sim. De forma lúdica, os alunos apreendem a importância de lavar as mãos e os utensílios, prender os cabelos, esterilizar as verduras, frutas e demais alimentos.
EF – Que tipo de receita pode ser ensinado às crianças?
Dulce – Praticamente todos, desde um suco colorido e nutritivo até mesmo uma torta de legumes.
Dulce – Praticamente todos, desde um suco colorido e nutritivo até mesmo uma torta de legumes.
EF – Com o manuseio dos alimentos e a preparação dos pratos, as crianças aprendem ingerir aquilo que, sem experimentar, já dizem que não gostam?
Dulce – Na maioria das vezes sim, pois com o manuseio dos alimentos, seguido pelo preparo de um prato bonito e cheiroso, a curiosidade infantil é aguçada e isso faz com que ela queira experimentar, conhecer novos alimentos e diferentes formas de prepará-los.
Dulce – Na maioria das vezes sim, pois com o manuseio dos alimentos, seguido pelo preparo de um prato bonito e cheiroso, a curiosidade infantil é aguçada e isso faz com que ela queira experimentar, conhecer novos alimentos e diferentes formas de prepará-los.
Anote! Cozinhar é uma atividade lúdica e muito divertida para o universo infantil, que vê a manipulação e o preparo dos alimentos como uma espécie de mágica. Por isso, quando as crianças são estimuladas a aprender noções de culinária, elas também passam a comer melhor e acabam interferindo nas compras da família, quando acompanham os pais nas idas aos supermercados. |
EF – Dessa maneira, elas também se conscientizam sobre os benefícios de uma alimentação saudável?
Dulce – Se nós, professores de gastronomia, mostrarmos a importância dos alimentos para a saúde, haverá uma conscientização que, aos poucos, começará a fazer parte da rotina da criança, principalmente nos momentos de escolher o que ingerir.
"Com um trabalho lúdico iniciado na escola, as crianças podem mostrar às mães que a interação conjunta na cozinha propiciará uma vivencia maior em termos familiares, graças à redescoberta do prazer de compartilhar e da própria alimentação saudável"
EF – A rotina da mulher atual a afasta cada vez mais da cozinha. Isso se refletirá nas crianças?
Dulce – Devido às muitas atribuições que as mulheres têm nos dias de hoje, sobra pouco tempo para ficar na cozinha e até para preparar alguns pratos. Daí elas dizem que não gostam de cozinhar, mas acabam por fazê-lo. As crianças já estão acostumadas com isso. Mas com um trabalho lúdico iniciado na escola, elas podem mostrar às mães que a interação conjunta na cozinha propiciará uma vivencia maior em termos familiares, graças à redescoberta do prazer de compartilhar uma alimentação saudável preparada por elas.
Dulce – Devido às muitas atribuições que as mulheres têm nos dias de hoje, sobra pouco tempo para ficar na cozinha e até para preparar alguns pratos. Daí elas dizem que não gostam de cozinhar, mas acabam por fazê-lo. As crianças já estão acostumadas com isso. Mas com um trabalho lúdico iniciado na escola, elas podem mostrar às mães que a interação conjunta na cozinha propiciará uma vivencia maior em termos familiares, graças à redescoberta do prazer de compartilhar uma alimentação saudável preparada por elas.
Lição de planejamento, organização e aprendizado Antes de começar a cozinhar, a criança tem que ler a receita, verificar se têm todos os ingredientes, listar o que falta, orçar os preços dos produtos necessários, escolher os mais adequados e calcular o que pode gastar de acordo com as próprias possibilidades econômicas. Depois, ainda deve preparar os utensílios que vai usar, dispor os ingredientes em cima de uma bancada ou mesa, de forma ordeira, para, só depois, colocar as mãos na massa! De forma simplificada, até aqui, ela já se envolveu com a leitura, com a observação, com a Matemática, com a Educação Financeira e com a disciplina necessária para lidar com a situação, que ainda requer criatividade. |
EF – Nas próximas edições do Guia, quais receitas pretende passar para o professor trabalhar com as crianças?
Dulce – Sucos, tortas, lanches, bolos, doces, salgados, sorvetes, biscoitos e muito mais, só que de forma interdisciplinar. Afinal, elas irão desenvolver uma habilidade específica que se integrará em sua vida futura, mas, em paralelo, também terão que assimilar os conteúdos pertinentes ao currículo escolar sem perder o foco da aprendizagem.
Dulce – Sucos, tortas, lanches, bolos, doces, salgados, sorvetes, biscoitos e muito mais, só que de forma interdisciplinar. Afinal, elas irão desenvolver uma habilidade específica que se integrará em sua vida futura, mas, em paralelo, também terão que assimilar os conteúdos pertinentes ao currículo escolar sem perder o foco da aprendizagem.
0 comentários:
Postar um comentário