0

O Dia de Finados no Brasil



Como estamos acostumados em todos os anos, o Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro, desde sua criação é visto para que as pessoas possam homenagear os seus entes queridos que faleceram.
Presente em praticamente todas as religiões, principalmente nas mais antigas, o culto aos mortos (como também éconhecido) é uma das celebrações das mais praticadas desde a antiguidade até hoje.
Inicialmente a data tinha ligação com cultos agrários e de fertilidade. Isso acontecia por que os povos antigos acreditavam que os mortos eram como sementes, sendo enterrados para uma posterior ressurreição.
A igreja, no início de sua história, questionava a relação com os mortos, uma vez que o pensamento era que as almas permaneciam adormecidas, até que o dia dojulgamento final chegasse.
Com a expansão do cristianismo, aspectos de outras culturas foram agregados à religião.  Com isso, os cristãos começaram a ter o costume de rezar pelas almas das pessoas mortas, tal como acontecia com outros povos antigos. A visita aos túmulos começou a ser praticada pelos cristãos no século I. Porém, eles iam apenas aos jazidos de seus mártires.
A partir do século V, começa a ser reservado um dia no ano para que fossem feitas orações para todos os mortos.  O Dia de Finados foi estabelecido pela Igreja Católica, no século X. Já a sua oficialização aconteceu somente no século XI, através dos Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. O dia começa a ser celebrado em 02 de novembro no século XIII.
Povos como os mexicanos, costumam fazer um banquete nesta data, acreditando que as almas voltam à terra para lhes ofertar uma visita. Em terras brasileiras o Dia de Finados é comemorado com um feriado nacional.
Obviamente a saudade das pessoas frente aos seus entes queridos é maior que um simples feriado. Muitos vão até os túmulos com flores e participam de missas. Vale a pena lembrar-se da pessoa que um dia fez parte de sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário