As Tics na minha prática pedagógica




A tecnologia pode ser grande aliada a nossa prática. Infelizmente ainda a utilizamos como instrumento, sei que as possibilidades oferecidas pelas Tics vão muito além de ferramentas porém ainda desconheço uma forma efetiva de integrar as tecnologias a minha pratica que não seja essa de usá-las como "adereços".
Digo isso sem muito pudor pois não fomos "formados" para sermos educadores dessa sociedade onde vivemos.
Creio que em nossa maioria para não dizer totalidade fomos "preparados" para atuar como professores numa sociedade onde o foco era o conteúdo sociocultural acumulado por gerações, eramos meros transmissores de informação.
A informação que outrora levava décadas para se transformar em o conteúdo historico científico hj é processada e difundida quase que ao mesmo tempo em que é produzida, graças a internet. Fiz o primário, o ginásio e o segundo grau(magistério no ICEIA, com muito orgulho), sem nunca ter visto um computador na minha frente. Os recursos didáticos (ponta de linha) ainda eram o flanelógrafo e a caixa de contagem...
Apenas 6 anos depois de formada consegui o tão sonhado primeiro emprego e até aí nada se falava em tecnologia voltada para educação. Lógico que a tecnologia já permeava o nosso dia-a-dia, que o uso desta em prol da educação já era discutido e experimentado (em 1997? Com certeza) mas eu ainda não tinha acesso a nada disso. E já fazia parte da Rede Municipal de Ensino.
Somente em 1999 pude comprar meu primeiro computador e me enseri ou melhor me atirar de qualquer jeito no mundo tecnologico eaté aí nada se falava de computador, internet para trabalhar com os alunos.
Estes, meus alunos, já frequentavam lanhouses, já sabiam jogar video game etc e eu mal sabia ligar meu computador.
A tecnologia nos servia apenas digitar atividades, fazer uma ou outra pesquisa na internet (discada). Hoje utilizo computador, internet, vídeo, radio, etc com meus alunos porém ainda não sei fazê-lo com propriedade, sem fazer deles meros instrumentos tais como o flanelógrafo e a caixa de contagem.
Não fui academicamente formada para lidar com os alunos que temos hj, que chegam em sala de aula trazendo uma enorme bagagem de conhecimentos, talvez não cientificos, mas de cunho prático, social.
Tenho que me tornar apta a esse novo tipo de ducação e para isso preciso estar aberta a novas aprendizagens, sem preconceitos.
Acredito que este curso possa nos abrir as portas para uma prática mas dinâmica e consciente voltada para a verdadeira integração entre as tecnologias e a educação.

TEXTO CRIADO POR MIM PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E NOVAS  EDUCAÇÕES DA UFBA, EM 31/12/2010

0 comentários:

Postar um comentário