0

Criando apresentação .pps (Power Point) - Parte 3


Trabalhando os efeitos

No painel da direita, clique em cima do nome Ponto de Partida. Este painel irá lhe oferecer várias opções em determinadas funções. (Sempre observe ele). Clique em “Personalizar Animação”
pps11
Um outro caminho é clicar na Barra superior, em APRESENTAÇÕES
 pps12
Note que ao abrir o painel, nenhuma função é acessível, ou seja, não é possível clicar em nada.
Mais para que as opções deste painel surjam, basta que você selecione primeiro qual dos itens adicionados no slide receberá o efeito. (Texto ou imagem). 
No tutorial, escolherei trabalhar primeiro com o texto, então, clicarei em cima do texto, para que apareça a seleção em volta (aquela mesma que é utilizado para a edição da caixa de texto).
Clique em cima e observe que uma opção no painel surgirá:
Quando ativar a opção do painel, clique em "Adicionar efeito".
pps13
Ao clicar no botão adicionar efeito, surgirão algumas opções de efeitos que poderão ser usados na área selecionada, (no caso, o texto). Escolha um dos efeitos.
Clique sempre em "Mais efeitos", você terá uma extensa lista que poderá usar. Experimente um a um... Não custa nada. Caso não goste, clique em "Remover". Lembre-se que é possível adicionar vários efeitos diferentes em uma mesma caixa selecionada.
Os efeitos ficarão numerados ao lado da caixa selecionada, e aparecerão no painel de efeitos (lado direito).
Em "Modificar efeitos selecionados" você poderá poderá modificar opções como: Executar dois efeitos simultaneamente, selecionar a forma que serão executados, como, um após outro ou ao clicar, poderá alterar a velocidade da execução, sentidos, horário, anti-horário, ou um quarto, e muitas outras coisas. Novamente repito: "Vasculhe tudo".
Veja a imagem:
pps14
Na parte de baixo, (último botão do painel), eis uma função que você irá gostar muito. através dele, já poderás verificar em forma de apresentação em tela cheia como está ficando seu trabalho. Esta mesma opção pode ser acionada através do botão F5 do seu teclado. Podes fazer essa verificação em qualquer parte da criação dos slides. É uma forma de verificar e fazer possíveis alterações que se fazem necessário.
Uma vez feita a adição de efeitos na caixa de texto, refaça o mesmo processo na imagem. Clique na gravura, e em "Adicionar efeitos" o processo será igual ao anterior (caixa de texto).
Agora é que você vai escolher como quer apresentar cada uma das partes do slide.
Selecione o elemento em que vai aplicar o efeito ( texto, imagem ) e vá experimentando os efeitos e clicando em Visualização, até achar o que mais agrada. Escolha o que quer que apareça primeiro texto ou imagem e também a ordem dos efeitos. Na caixa onde aparecem os efeitos adicionados, você pode mudar a seqüência, basta arrastar o efeito para cima ou para baixo do anterior. E vá dando F5... Veja como está ficando...
Vá distribuindo os efeitos em todos os slides.
DICAS
*** Não esqueça que você pode trabalhar com qualquer slide em qualquer momento...basta seleciona-lo no painel esquerdo.
*** Caso queira colocar uma imagem sobre a outra, como fiz no slide 2, clique em cima da gravura com o botão direito do mouse e selecione "Ordem" ai basta especificar: "Trazer para frente" ou "Enviar para traz".
*** Sabe aquelas imagens que vemos por ai que se "mexem"? As famosas gifs? você poderá usa-las também. No momento da criação, ela estará imóvel. mas na apresentação, ela estará com todos os movimentos.
Ao inserir as imagens e as caixas de texto em todos os slides, configurar a seqüência com que cada apresentação dos slides individuais será feita, chegou a hora de ajustar-mos a TRANSIÇÃO DE SLIDES. Mas isso, será o tema de nossa aula de Parte 4.
Veja como estariam ficando os slides:
 pps15
E no vídeo:

0 comentários:

Postar um comentário