1

Criando apresentações .pps (Power Point) - Parte 1

Aplicando plano de fundo


É muito comum receber-mos via e-mail várias apresentações de slides, falando sobre amizade, amor, realidades, ou até mesmo religiosas. São as famosas apresentações em PPS, aquela que precisa ter o Power Point instalado em seu computador para que você possa visualizá-la.
Muitos ainda se perguntam como elas são feitas, outros pensam que é "um bicho de sete cabeças" para deixar uma apresentação daquele estilo, que as vezes nos deixa impressionado com tanta perfeição e sincronia de imagens, palavras e som. Pois saiba que são muito simples de serem produzidas e até mesmo uma pessoa leiga no assunto pode preparar apresentações profissionais. Basta usar sua criatividade e paciência. Você pode usar suas fotos, por exemplo, criar belíssimas apresentações e enviar para seus amigos ou parentes distantes, para matar um pouquinho da saudade. Seria uma boa idéia não é?
Então que tal aprender agora? Tudo o que você vai precisar, é do Power Point em sua máquina. (Para quem não sabe que programa é esse, trata-se de um dos aplicativos que vem junto com o pacote do Office - provavelmente se você tem o Word em seu computador, você terá ele também! Caso não tenha, utilize o mesmo cd de instalação do Word, que você encontrará o Power Point lá. Basta instalá-lo). Este tutorial eu preparei baseado na versão 2003 (a pedido), em outras verções, alguns comandos podem ser um pouco diferentes, mas isso não impedirá que você utilize esse tutorial como referência, pois o resultado final será o mesmo.
Então... Preparado? Mãos à obra!!!

Como Fazer Apresentações PPS

Parte 1 - Aplicando plano de fundo
OBS: Para visualizar melhor a imagem, clique sobre elas
pps0Abra o Power Point e escolha a opção:
“Arquivo”
“Novo”
pps1
Aparecerá as opções ao lado direito da página. Selecione:
"Apresentação em branco".
Primeiro vamos "colorir" o fundo. Que poderá ser feito de várias maneiras.
Clique com o botão direito na página em branco e selecione Plano de Fundo
pps2
Na caixa que aparecer, basta você selecionar a cor, ou clicar em Efeitos de preenchimento, para ter mais opções decores e efeitos personalizáveis.

Veja abaixo:

Em Efeitos de Preenchimento escolha como quer fazer o preenchimento, pesquise, vá clicando em tudo e faça a escolha de fundo que mais lhe agrada.
pps3

O segredo da caixa de efeitos de sombreamento é ir clicando em tudo para ver qual opção será de seu gosto. Seria desnecessário explicar item por item, pois tudo que você alterar poderá ser visualizado na caixa do canto de baixo (lado direito) – descrita como exemplo.
Use gradiente, ou textura, ou padrão, mude cor, sentido etc...
pps4
Depois de escolhido clique em OK.

Ao clicar Ok, o que foi escolhido aparece na folha (slide).


<- Caixa exemplo de como ficará o fundo do slide.
OBS: Caso você queira que todos os slides tenham o fundo igual, clique em Aplicar a tudo, na última caixa que aparecerá para confirmação de cor de fundo.
Acompanhe os passos descritos acima em um vídeo que montei:
Agora vamos aprender a copiar e colar as folhas (slides) que você usará na apresentação. Nesta altura, você já deve ter em mente como será a apresentação, então saberá mais ou menos quantos slides será preciso. Mas não se preocupe, mesmo que você distribua slides a mais ou a menos, ou caso não saiba ainda quantos serão necessário, esse número posteriormente poderá ser alterado.
COPIANDO:
pps5
Clique com o botão direito do mouse  sobre a miniatura do slide que aparece no painel esquerdo.

Selecione "Copiar"
COLANDO:
Após copiar o slide, clique abaixo do mesmo (parte branca) e cole-o:
Veja a imagem abaixo:
pps6
Logo abaixo do slide copiado, clique com o botão direito e selecione "Colar"

Repita o processo de acordo com a quantidade de slides que você usará na apresentação. 
Isto poder feito também indo em Editar e executando os comandos Copiar e Colar.
Vão aparecer ao lado esquerdo da página, as folhinhas numeradas, uma em baixo da outra, que servirão de guia para poder chamá-las quando quiser. (imagem abaixo).

pps7
Pronto! Ai estão já os slides preparados para receber imagens, textos ou o que sua imaginação desejar...
Você já poderá ir aplicando os planos de fundo em cada um deles, caso queira um de cada cor, ou se desejar, como citei acima, pode “Aplicar a Tudo”.
Clique no primeiro slide com o botão direito (aquele que já tem cor de plano de fundo), e selecione aplicar a tudo.

Acompanhe essa última parte no vídeo:

NOTA: Nesta primeira parte, você aprendeu como aplicar o plano de fundo dos slides. Toda e qualquer cor que for adicionada, pode ser modificada, afinal, após a inclusão de uma imagem, pode acontecer de as cores não combinarem.
Aqui, estarei repassando passo a passo, como: Plano de fundo, inserção de imagens, som, transição de slides. Porém, não existe uma regra única para a edição de uma apresentação. Pode ser adicionado o som primeiro, por exemplo, mas preferi iniciar pela parte mais simples, para não confundir a "mente" de pessoas que não tem prática com o programa, e assim já vai se familiarizando com o mesmo. Afinal... se já tivesse prática, não precisaria deste tutorial, não é?
Pratique um pouco... Tente conhecer outras ferramentas que o programa disponibiliza. E quando já estiver dominando bem essa parte, passe para a Parte 2. (Que também é bem simples).


1 comentários:

Anônimo

Why visitors still make use of to read news papers when in this technological world all is existing on web?


Feel free to visit my webpage :: Pilates exercise Guide

Postar um comentário