Projeto Som na Caixa





APRESENTAÇÃO

A Escola Municipal Novo Horizonte tem por tradição acolher aos alunos no momento da chegada. Esta é a primeira atividade do dia: estar junto com colegas e professores para receber as boas vindas, escutar os avisos e atividades realizadas no dia ou na semana, fazer as orações e as honras ao Hino Nacional.

Apesar de ser um momento de integração, de acolhida, de escuta, de exercício da cidadania, percebe-se que neste formato de acolhida aos alunos e pais, falta algo mais significativo, que retrate ou represente os alunos e seus saberes construídos. Este fator, também contribui para que haja uma dispersão das pessoas que compromete a comunicação pretendida pela equipe gestora (a atividade é programada e conduzida pela equipe gestora, estabelecendo-se assim, uma relação verticalizada).

Analisando a falha existente neste momento que deveria ser de interesse da comunidade escolar, surge o projeto SOM NA CAIXA, que pretende dar voz e espaço ao aluno para que ele tenha um canal de comunicação democrático e aberto entre seus iguais, familiares e professor. O projeto pretende utilizar os recursos de som disponíveis na escola (os mesmos utilizados pela equipe gestora diariamente no momento da acolhida), que consiste num aparelho de som, caixa de som amplificada e microfone.

Neste momento-espaço, as turmas organizarão atividades diversas (jograis, músicas, poesias, notícias, teatro, filme, etc) para apresentar à comunidade escolar, numa tentativa de ressignificar e valorizar o momento de chegada na escola. Além disto, a comunidade poderá participar e conhecer as atividades que estão sendo desenvolvidas.

A escola deverá organizar um calendário que contemple a participação de todas as turmas que vão da educação infantil até o 5º ano.


JUSTIFICATIVA:



O Projeto Som na Caixa surgiu da necessidade de ampliar a comunicação na Unidade Escolar e divulgar as produções pedagógicas e artísticas, bem como, propiciar a interação e integração dos alunos e professores.

OBJETIVO GERAL: 

Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola para favorecer a comunicação na comunidade escolar.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



Estimular o aluno para o interesse pela escrita, leitura e pesquisa.

Propiciar aos alunos uma acolhida dinâmica, prazerosa e lúdica.

Incentivar os alunos a produção em eventos, textos, apresentações em diversas linguagens.

Integrar a unidade escolar através das atividades realizadas pelos alunos e professores.

 Sensibilizar os professores para que se tornem facilitadores das atividades a serem desenvolvidas.

Construir projeto para criação de uma rádio escola a ser apresentado para a gestão visando a viabilização de recursos materiais para sua implementação.




DESENVOLVIMENTO:


O projeto será desenvolvido através de:
Recepção dos alunos: cada turma ficará responsável por uma acolhida diferente, com uma proposta dinâmica, prazerosa e lúdica fazendo uso da caixa de som, do microfone e outros aparelhos tecnológicos disponíveis.
Construir junto com os professores estratégias, cronograma e ações a serem desenvolvidas pelo projeto.



AVALIAÇÃO:


O projeto será avaliado com base na repercussão que ele provocará na comunidade escolar;
Na integração dos alunos ao desenvolverem e apresentarem as atividades programadas.

2 COMENTÁRIOS:

Cris Araujo disse...
Oi Cris!
Gostei muito do seu projeto, realmente o momento da acolhida é muito importante, principalmente para a Educação infantil e o 1º ano, lá na escola fico observando os alunos na hora de cantar o hino para os pequenos não faz sentido,ficam todos com cara de choro e os maiores geralmente entram após o hino. Por esse motivo vou levar a experiencia de vcs. para discutir no A.C. Parabéns.
Abraços.
PS: visite o meu blog: Crisabordo.blogspot.com
Educação: da Intenção a Ação disse...
Amei a sua proposta com o projeto som na caixa. Estou torcendo pra que ele seja realizado e que a burocracias e tantas coisas que frustram nossas ideias não Atrapalhem este maravilhosos trabalho.
Parabéns!

0 comentários:

Postar um comentário