Resenha: O que é o Virtual?



O filósofo francês Pierre Lévy aborda no livro o que é o virtual (1996) a questão do desenvolvimento científico e tecnológico numa tentativa de definir o conceito de virtualização e suas conseqüência para a sociedade moderna. Para ele, a virtualização estaria intimamente associada à busca do processo evolutivo da humanidade , ou seja, da hominização.

No decorrer dos nove capítulos que compõem a obra, o autor busca estudar o conceito de virtualização (ponto de vista filosófico), a relação entre o processo de hominização e virtualização (ponto de vista antropológico) e compreender a mutação contemporânea para poder atuar nela( ponto de vista sócio-político).


Pierre Lévy inicia o livro realizando a analise de conceitos e tecendo discussões sobre “realidade”, “possibilidade”, “atualidade” e “virtualidade”.Segundo Lévy, virtual não é o contrário de real, mas sim do atual. O virtual se opõe ao atual, como um complexo problemático, que busca um processo de resolução: a atualização. O virtual seria a dúvida, o ponto de tensão, a hipótese. A resposta à dúvida seria a atualização.

Dando continuidade ao seu estudo Levy analisa a mutação contemporânea do corpo, do texto e da economia, no sentido de uma virtualização crescente, para tanto aborda os seguintes conceitos : reconstruções (correspondente as diversas maneiras de nos reconstruir, de nos remodelar- dialética, cirurgia plástica, body building,etc); percepções (função externalizada pelos sistemas de comunicação); projeções (projeção da ação e da imagem); reviravolta (através dos aparelhos médicos virtualiza-se o organismo); hipercorpo (a virtualização do corpo incita às viagen e trocas - transplantes de órgãos); intensificações (através dos esportes que intensificam a presença física); resplandescência ( reinvenção, reencarnação,multiplicação, vetorização, heterogênese do humano).Estas são formas virtuais que o homem encontrou para fugir de sua atualidade.

Para Levy, a virtualização proporciona grandes alterações na inteligência das pessoas, ao longo da existencia do homem vários acontecimentos marcaram essas alterações no cognitivo humano através da evolução da comunicação social: a linguagem oral acrescida da escrita, a introdução do alfabeto, e posteriomente da imprensa, são os primeiros exemplos de virtualização.O ciberespaço é uma virtualização da realidade. Com as novas tecnologias de comunicação, como a internet, a sociedade deu mais um salto rumo ao virtual evidenciando a inteligencia coletiva. um fenomeno marcado por uma maior interatividade entre as pessoas, por um conhecimento acessivel a todos.

De acordo com Pierre Lévy,as mudanças desestabilizantes que ocorrem hoje em dia nas técnicas, na economia, nos costumes e nas formas de existir da sociedade seriam mais uma etapa da evolução humana onde o virtual se processa com mais intensidade. Para ele, uma das principais modalidades de virtualização é a desterritorialização, o desprendimento do aqui e agora.

Fazendo uma panoramica sobre o "trívio do ensino liberal da Antiguidade: a retórica, a dialética e a gramática” e comparando com a virtualização, Levy afirma que a gramática é a fundamentação da virtualização, a retórica é a projeção do virtual e a dialética é o que une o virtual, o sistema de signos ao mundo objetivo. Outro ponto de análise é o fato dos

seres humanos compartilharem uma inteligência social que permite uma noção do todo (mundivisão), isso porque, cada um pode alterar um pouco a sua realidade social que está inserido. O autor, ainda afirma que biologicamente, as inteligências são individuais e semelhantes (mesmo não sendo idênticas), que culturalmente, a inteligência é variável e coletiva. A dimensão social da inteligência liga-se intimamente às linguagens, às técnicas e às instituições, e se diferenciam de acordo com o espaço e o tempo.

Muitos conceitos são abordados na obra de Lévy: virtualização, realidade, atualidade, hominização, ciberespaço, desterritorialização, hipertexto, inteligencia coletiva dentre outros, entretanto após a leitura do livro a questão que evidenciou-se como fundamental é que a virtualização é um processo onde se construiu e onde se continua a construir nossa espécie (hominização).

Para o autor a comunicação virtual é um elemento do processo de evolução que abrange toda a vida social e através desta concepção que vejo o livro O que é o virtual, de Pierre Lévy, como ponto de partida para reflexão dos profissionais em educação sobre a importancia desta virtualização no nosso cotidiano dentro e fora da escola. As instituições de ensino estão inseridas nessa sociedade da qual ao mesmo tempo que exercem influencia, a todo momento sofrem influencia da mesma.

A virtualização faz parte da evolução da espécie e atualmente os recursos tecnologicos estão promovendo uma nova reviravolta na vida das pessoas, portanto, a escola não pode ficar alheia a esse processo. Para tanto precisamos nos apropriar destes conceitos tão bem abordados po Levy e utilizarmos essas novas descobertas para criarmos em nossos alunos uma “cultura de acesso” possibilitando-lhes principalmente, maior clareza nas suas ações no mundo virtual que é um grande potencializador de realidades.

Obra:
LÉVY, Pierre. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996. 160p.
Autor:


Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade. Nasceu numa família judaica. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em Inteligência Coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy  acesso em: 04.08.2010 as 02:07h

Resenhista: Ana Cristina do Lago Oliveira, aluna do Curso de Especialização em Tecnologia e Novas Educações da Faculdade de Educação da UFBA.

0 comentários:

Postar um comentário