0

Termos de tecnologia - Glossário


A

:


"Acessar a Internet" significa poder consultar tudo o que está disponível na Web. O acesso só é possível quando há uma conexão com a rede, que pode ser via modem (por meio de linha telefônica) ou via cabo modem (por meio da infra-estrutura das operadoras de TV a cabo, a chamada "banda larga", mais veloz e sem uso da linha telefônica). Nos dois casos, exige-se uma conta e um provedor. Essa conta, composta do login ou nome do usuário e senha, é fornecida pelo provedor.   
:
Forma de acesso à Internet na qual o computador fica permanentemente conectado à Rede. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais.
:
Programa de informática que detecta e elimina vírus e outras aplicações perigosas para o computador.
:
É sempre usado em endereços de correio eletrônico (e-mail). A maioria dos endereços eletrônicos é composta de uma identificação do usuário (nome ou apelido) seguida do caracter "@" (arroba), mais o nome do provedor de acesso e a sigla do país, antecedida de ponto. O significado do caracter "@", em inglês, é "at" ("em").
:
Ambiente Virtual de Aprendizagem

B

:
Cópia de segurança dos dados armazenados no micro.
:
Também conhecido por "chat", é uma ferramenta que permite conversas via Internet em tempo real, ou seja, mensagens escritas são trocadas instantaneamente. Por isso chamamos o bate-papo de uma ferramenta de comunicação síncrona. Há pouco uso de imagem e normalmente não há som nas salas de chat.
:
Contração das palavras, em inglês, "binary digit" ("dígito binário"), é a menor unidade de informação de um computador.
:
É um diário online no qual você publica histórias, idéias ou imagens.
:
O processo de iniciar ou reiniciar um computador. Ao ser ligado pela primeira vez (partida a frio), ou ao ser religado (partida quente), o computador carrega o software e inicia o sistema operacional, preparando-se para o uso normal.
:
Unidade básica de memória de um computador. Representa o total de bits necessários (um conjunto de 8 bits) para gerar uma letra, um número ou um símbolo.

C

:
cartum em que se faz crítica social e política
:
Conversação ou bate-papo.
:
Em ambientes com muitas máquinas, é comum haver vários computadores ligados a um servidor central. Esses computadores são chamados de clientes. Há vários usos para o termo, já que toda a Internet é organizada num sistema de servidores e clientes.
:
Em inglês, "e-mail". Sistema de troca de mensagens na Internet, as quais são transmitidas por programas como oOutlook Express, Thunderbird Netscape Messager. 
:
Sinal (geralmente estático ou piscante) que indica em que lugar da tela será inserida a próxima informação. Sua posição pode ser alterada com o uso do teclado ou do mouse.

D

:
Também chamado "HD" ou "winchester". É o dispositivo físico onde são instalados o sistema operacional e os aplicativos, e onde são gravadas informações – texto, imagens, músicas etc.
:
mesmo que baixar: jargão usado para operação de transferência de um arquivo ou de uma página da Web do servidor hospedeiro para o computador do usuário
:
"Fazer download" significa copiar arquivos da Internet para o seu computador.

E

:
Correio eletrônico - conta que envia e recebe mensagens eletrônicas, as quais podem  conter arquivos anexados.

F

:
 Em Informática, “ferramentas” são módulos de softwares que ajudam o usuário a realizar tarefas no computador. A Internet tem vários tipos de ferramenta. Entre as mais populares estão as de busca (Google, Cadê?, AltaVista) e as de comunicação (salas de bate-papo, fórum, programas de mensagem instantânea).
:
Álbum digital disponível na rede, no qual é possível receber comentários sobre as fotos postadas.
São blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez.
Palavras alternativas para links automáticos ao mesmo item: 

G

:
Programa de busca de informações.

H

:
Erroneamente confundido com craker, é um programador especialista em resolver problemas e descobrir furos de segurança na Internet.
:
Também conhecida como home, é a página de abertura de um site na Internet. O  termo pede ser usado também para indicar a página principal de uma determinada seção.
:
HTTP (Text Transfer Protocol)_O protocolo básico para a movimentação de dados e informações na Word Wide Web
:
Conjunto de regras utilizado entre computadores ligados à Web para comunicar-se entre si. A sigla HTTP é encontrada nos endereços de páginas Web, seguida de "://". 

I

:
Meio pelo qual o usuário interage com um programa de computador ou sistema operacional. A interface com o usuário pode ser uma linha de comandos, uma interface baseada em menus ou uma interface gráfica.
:
É o usuário da Internet, ou seja, quem utiliza os recursos da Rede para navegar, informar-se e comunicar-se.
:
Rede mundial de computadores; possibilita a interligação e socialização de saberes e conhecimentos que podem ser acessados em tempo real em diferentes localidades.
:
Rede interna de informações baseada na tecnologia da Internet, usada por qualquer tipo de organização (empresas, órgãos públicos etc.) que queira compartilhar informações apenas entre seus funcionários, clientes, fornecedores e usuários registrados

J

:
Uma das linguagens de programação mais simples, responsável por tornar dinâmicas as páginas da Internet .

L

:
LAN significa Local Area Network. É uma rede local de computadores localizados em uma área relativamente pequena.
Palavras alternativas para links automáticos ao mesmo item: 
:
Estabelecimento comercial que oferece computadores em rede local para jogos e acesso à Internet.
:
Caminho para um texto (documento) ou site. Permite acesso imediato a outra parte do documento ou site.
:

Em português, "ligação". Texto ou imagem que, num documento de hipertexto, leva a outros documentos e sites. Geralmente, o texto com link aparece destacado ou torna-se destacado quando se passa o cursor sobre ele.
:
Para entrar em um site com identificação própria, você precisa digitar a sua identificação (login), seguida de uma senha (password). Isso permite que os responsáveis pelos sites ofereçam serviços diferenciados para esses usuários registrados.

M

:
Aproximadamente 1.000 Kbytes ou 1 milhão de bytes
:
Junção das palavras modulador/demodulador. É um aparelho que converte dados digitais em sinais sonoros (modulação) para transmiti-los por meio de linhas telefônicas. Do mesmo modo, reconverte os sinais em dados (demodulação). O modem também disca a linha, responde à chamada e controla a velocidade de transmissão.
:
Formato de músicas e sons que circulam pela Internet e que podemos armazenar no computador.
:
MSNMSN Messenger / Windows Live Messenger MSN Microsoft Network ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. MSN Messenger é um programa da mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O programa permite que um usuário da Internet se relacione com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede. Windows Live Messenger é a nova geração do MSNMessenger. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
:
Texto, site ou programa que utiliza diferentes tipos de mídia (meios), como som (áudio), filmes (vídeo), ilustrações e textos.

N

:
Em inglês, browser. É o programa usado para navegar por páginas da Internet.
:
Percorrer páginas na Rede, indo de um link a outro.
:
Palavra que significa "rede" e pode ser usada como sinônimo de Internet.

O

:
Estar on line significa estar conectado à Internet realizando alguma operação entre computadores conectados simultaneamente à Rede para trocar informações.
:
Site de relacionamentos e de troca de informações.

P

:
Sigla, em inglês, Portable Document Format (Formato de Documento Portátil), é um tipo de arquivo gráfico leve que pode ser visualizado e impresso com o programa Adobe Acrobat. O PDF torna possível a visualização de documentos gerados em programas diferentes, sem necessidade de possuir o programa em que o documento original foi criado.
:
Pequena área, em geral, uma janela, que aparece repentinamente sobre a parte da interface visual com o usuário. Na Internet, o Pop-Up é bastante difundido para exibição de anúncios na Web.
:
Site na Internet com vários serviços, grande volume de conteúdo e com abertura para diversos serviços na Internet. 
:
Software executado em sistema Windows, que permite a criação e exibição de apresentações de conteúdo com uso de imagens, sons e textos, que podem ser animados de diferentes maneiras.

R

:
Conexão ou interconexão entre computadores, que é feita via sistemas de telecomunicações.

S

:
Site é o conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa. É também o diminutivo de website.
Palavras alternativas para links automáticos ao mesmo item: 
:
Envio de e-mails em grandes quantidades.

T

:
Tecnologias de Informação e Comunicação

U

:
Pessoa que utiliza determinado serviço na Internet, normalmente registrada com um nome (login) e senha (password).

V

:
Progama invasor que tem como função danificar e/ou auterar a operação do computador infectado ou coletar informações sigilosas do mesmo.

W

:
A Web tornou-se a área mais popular da Internet porque suas páginas, feitas em HTML, são fáceis de usar e possuem recursos multimídia. Como o nome diz, a Web é a "teia" que reúne todos os sites.
:
Câmera digital para captura de imagens em movimento. Usada para transmitir imagens pela Internet.
:
É uma enciclopédia on line livre, colaborativa, baseada em wiki e escrita por voluntários. Livre, aqui, significa que qualquer artigo da Wikipédia pode ser copiado e modificado, desde que os direitos de cópia e modificação sejam preservados.
:
World Wide Web - rede de alcance mundial

0 comentários:

Postar um comentário