0

A EJA ESTÁ ESQUECIDA!

Estava aqui pensando de que forma eu retornaria as postagens do Blog, que assunto tratar; então resolvi , como sempre tomar as minhas necessidades como profissional a base dessa primeira postagem. O Caixinha Mágica de Idéias foi idealizado e construído a princípio como uma ferramenta de auxilio a minha prática...um repositório de ideias, atividades e sugestões para serem usados em minhas classes. Atualmente sou uma profissional de 60h: Coordenação pedagógica, professora de Ensino Fundamental (em 2014, trabalhando com o 2º ano) e a noite com Jovens e Adultos.
A vida virou um corre-corre, eis a falta de tempo, o cansaço excessivo e a falta de ânimo. Muitas colegas tem jornada de trabalho igual a minha e até maior, com filhos, esposo e casa para dar atenção, no entanto, cada um único e sabe "onde lhe aperta o sapato", para mim tem sido bastante difícil e a necessidade financeira impossibilita no momento o meu regresso a jornada de 40h, que já é uma meta em minha vida, embora ainda um pouco distante.
Voltando ao assunto, comecei a organizar mentalmente o que necessito fazer para meu regresso ao trabalho: quais planejamentos, que atividades, que textos usar... e diferente das outras vezes resolvi priorizar minha turma do EJA (Eucação de Jovens e Adultos) que aqui no município virou SEJA(Segmento de Jovens e Adultos) e agora virou TAP(Tempo de Aprender)- A cada novo governo municipal uma nova nomenclatura e os velhos problemas de sempre.
Revendo o Caixinha percebi que sempre acabo priorizando as atividades infantis e bem pouco contemplei os adultos.
Fiz uma busca na internet e constatei que o problema é geral, quase não se encontra material para esse segmento. As coisas dispostas na internet são repetitivas e muitas de coleções já defasadas.
Na escola onde trabalho as professoras costumam construir suas próprias atividades e se fosse posta-las aqui com certeza teríamos um arcabouço de muita criatividade e utilidade para os professores da EJA. Infelizmente não tenho como fazê-lo..mas resolvi recomeçar as postagens do Blog com alguns materiais que tenho e prometo de agora em diante sempre que possível colocar algum material dedicado a EJA. Para o público infantil existe uma infinidade de blogs com atividades maravilhosas...então vamos pensar um pouco mais no Segmento de Jovens e Adultos que já é tão marginalizado pelos poderes públicos chegando a beirar a extinção.
Então, é isso aí...acompanhem as próximas postagens que serão todas dedicadas à EJA e por favor comentem expressando opiniões, crítica e sugestões...Os comentários de vocês (mesmo não podendo responder a todos) são o ponto norteador de meu trabalho com o Caixinha.
Beijocas


0 comentários:

Postar um comentário