0

Empregada Doméstica

Boa tarde,

Andei sumida do Blog por um longo período e nesse tempo várias coisas aconteceram em minha vida pessoal e profissional.
Já percebi que não adianta vir aqui e fazer uma postagem me desculpando pela ausência e prometendo não me ausentar mais. É fato que a falta de tempo, o cansaço e o interesse por outras atividades me afastam do Blog mas não tiram o meu desejo de mantê-lo e o carinho que tenho por meus seguidores e visitantes.
Sempre que possível virei aqui escrever alguma coisa... compartilhar algum material...escrever um texto...trazer alguma informação de ordem pública. Essa é a finalidade do Blog Caixinha Mágica de Ideias: ser um espaço onde guardar coisas úteis e interessantes e que mereçam ser compartilhadas com outras pessoas.
Como disse nos últimos tempos vivenciei muitas coisas, dentre elas problemas de saúde em família e uma das consequências dessas mudanças foi a necessidade de contratar uma empregada doméstica.
Sou professora da Rede Municipal de Salvador, considero minha renda financeira injusta diante da responsabilidade e das minhas condições de trabalho,no entanto comparando-me à grande maioria de assalariados e da grande massa da população brasileira que tem renda mensal abaixo do salario minimo e dos muitos que vivem em condição de miséria absoluta, com certeza não tenho o que reclamar, só a agradecer a Deus pelo que tenho.
A principio contratar uma empregada doméstica assinando a carteira e dando-lhe direitos trabalhistas ao mesmo tempo que me orgulhou de me tornar empregadora de alguém, no sentido de saber que sou reponsável por ajudar uma família a se manter, me deixou bastante preocupada. O que deveria fazer? Que documentos deveriam ser preenchidos? A PEC das domésticas? Salários, horas extras, descontos, férias, décimo terceiro, INSS, contratos, recibos, contracheques... como organizar tudo isso?
Nos primeiros meses minha vida estava uma loucura...estava lidando com uma irmã doente, recém operada para retirada de um nódulo, com a suspeita de ser malígno...uma longa espera de intermináveis três meses até o diagnostico final que graças a Deus foi favorável. Tudo não passou de um enorme susto. Fiquei tão atordoada com os acontecimentos até o diagnostico sair que contratei a pessoa para auxiliar nos afazeres da casa e "olhar" minha irmã já bastante deprimida pela situação que acabei por não cuidar de imediato das questões legais para regularizar a vida trabalhista dela.
Bati em algumas portas e vim me ater com duas contadoras que me auxiliaram e como não podia deixar de ser com o meu amigo Google.
Atualmente estou em processo de pagamento de decimo terceiro salário, férias e rescisão contratual, uma vez que manter essa funcionária já não é mais necessário e que a mesma já não vem trabalhando com a mesma dedicação e responsabilidade de antes.
Resolvi dispensá-la logo após o cumprimento de seu período de férias. Optei por dispensa-la sem justa causa(mesmo tendo motivos e documentos que motivam uma justa causa). Acredito que devemos manter um bom relacionamento até porque contei com seus serviços e dedicação quando mais precisei. Acabei abrindo mão de alguns direitos assegurados ao empregador ou para fazer a política da boa amizade ou por desconhecê-los mesmo.
O fato é que tiver que contratar uma nova funcionaria já terei a experiencia vivida e não cometerei os mesmos enganos.
Resolvi fazer uma série de  postagens com dicas para quem estiver estreando como empregadora e perdida como eu fiquei.
A Série Empregada Doméstica tem a finalidade de ajudar e esclarecer  possíveis dúvidas.
Espero que gostem.


0 comentários:

Postar um comentário